Home » Agenda » Festivais » Nicolai Lugansky encerra o Festival de Piano de Oeiras
Nicolai Lugansky encerra o Festival de Piano de Oeiras

Nicolai Lugansky encerra o Festival de Piano de Oeiras

O Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide recebe, este domingo, 31 de Julho, pelas 18 horas, o recital do pianista russo Nicolai Lugansky que fecha com chave de ouro a edição deste ano do Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO). O pianista vai interpretar obras de Beethoven (Sonata Tempestade e Sonata Appassionata), Medtner ( Forgotten melodies) e Rachmaninoff ( Études Tableaux ).

Considerado como um dos mais reputados artistas do mundo, Nicolai Lugansky venceu a All-Union Competition em Tbilisi, em 1988, no mesmo ano em que foi medalha de prata na 8.ª Competição Bach, em Leipzig, na Alemanha. Em 1992, foi considerado o Melhor Pianista na Academia Internacional de Verão, “Mozarteum”, em Salzburgo, na Áustria. Nos últimos 30 anos, firmou-se entre os melhores intérpretes da sua geração.

Prestes a terminar, o V Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO) que este ano regressou ao formato presencial, voltou a conquistar os amantes da música clássica e a colocar Oeiras no epicentro dos festivais de piano. Realce-se que passaram pelo palco do Ruy de Carvalho grandes intérpretes da actualidade como os portugueses Teresa da Palma Pereira e António Rosado, o israelita Yoav Levanon, a russo-americana Olga Kern e o belga Jan Michiels. O evento também homenageou a pianista e professora Tânia Achot, que morreu no passado mês de janeiro, aos 85 anos.

O V Festival Internacional de Piano de Oeiras resulta de uma parceria entre a Academia de Flor de Murta e a Câmara Municipal de Oeiras, com a direcção artística da pianista Teresa da Palma Pereira.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.