Home » Cultura » Artes Plásticas » Nikolay Amzovm expõe Pintura e Cerâmica em Palmela!

Nikolay Amzovm expõe Pintura e Cerâmica em Palmela!

A Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela expõe até 20 de setembro “Cor no folclore e na mitologia dos Trácios” de Nikolay Amzovm uma exposição que conjuga pintura e cerâmica, de um artista raro queé capaz de aliar na perfeição, o talento inato e a criatividade associados à profunda experiência e ao conhecimento técnico.

Povo hindu-europeu, os trácios eram guerreiros formidáveis e lutaram contra os gregos na Guerra de Troia. Prestavam culto a Dionísio, Europa e Orfeu, e eram grandes artesãos, destacando-se, em particular no trabalho com metais.

Nicolay Amzov homenageia a herança dos trácios, transpondo para a sua obra a expressividade cromática presente no folclore e na mitologia deste povo. Búlgaro de nascimento, o artista plástico foi diretor do Museu de Cerâmica de Businci e está em Portugal desde 2001, vivendo, atualmente, em Azeitão.

“O Nikolay é um daqueles raros artistas que aliam o talento inato e a criatividade a uma profunda experiência e conhecimento técnico. A Cerâmica é a sua linguagem. Conhece o material cerâmico, modela-o, domina-o e confere às suas peças expressividade cromática, imprimindo-lhe uma expressão pessoal e forte que é ao mesmo tempo uma forma de comunicação e de libertação. As formas que modela com sabedoria transmitem uma grande vitalidade que nos reconciliam com a vida”, afirma Cristina Horta, a Diretora do Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha.

Biblioteca Municipal de Palmela

Largo de São João
2950-204 Palmela

Tel.: 212 336 632
Fax: 212 336 633

Email bibliotecas@cm-palmela.pt

 

Horário:

3.ª, 5.ª e 6.ª feira – 10h30 às 19h00 (intervalo almoço – 12:30 às 14:30)

4.ª feira e sábado – 14h00 às 19h00

Encerra aos domingos, 2.ª feiras, 4.ª feiras no período da manhã e feriados.

Partilhe:
A Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela expõe até 20 de setembro “Cor no folclore e na mitologia dos Trácios” de Nikolay Amzovm uma exposição que conjuga pintura e cerâmica, de um artista raro queé capaz de aliar na perfeição, o talento inato e a criatividade associados à profunda experiência e ao conhecimento técnico. Povo hindu-europeu, os trácios eram guerreiros formidáveis e lutaram contra os gregos na Guerra de Troia. Prestavam culto a Dionísio, Europa e Orfeu, e eram grandes artesãos, destacando-se, em particular no trabalho com metais. Nicolay Amzov homenageia a herança dos trácios, transpondo para a sua obra…

Review Overview

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.