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Nissan sujeita os crossover ao teste de estanquecidade
Nissan sujeita os crossover ao teste de estanquecidade

Nissan sujeita os crossover ao teste da máquina de lavar pratos

A Nissan sujeita cada novo crossover, ao “teste da máquina de lavar pratos” durante o processo de fabrico, pulverizando 24.000 litros de água sobre cada Qashqai, Juke e X-Trail, um teste de alta pressão, que garante a total estanquicidade dos veículos.

O Centro Técnico Europeu da Nissan, possui uma versão da máquina de lavar pratos à medida, na qual é possível colocar um veículo real.

São milhares de litros de água pulverizados contra o exterior dos veículos de todos os ângulos, o processo é acompanhado de uma inspeção minuciosa para garantir a mais elevada qualidade na estanquecidade à prova de água. Também conhecido como o “teste da monção”, por motivos óbvios, este teste é efetuado diversas vezes, durante o desenvolvimento de produto de todos os automóveis e furgões da gama da Nissan.

Inicialmente chovem 24.000 litros de água sobre o automóvel. Durante a parte mais dramática, mais de 1.000 litros caem em 15 minutos, o equivalente a um metro de precipitação de chuva.

Os engenheiros do centro técnico da Nissan de Cranfield, RU, poderiam facilmente tornar este teste totalmente automatizado. Mas a rigorosa natureza do programa de desenvolvimento, tal como a meteorologia no mundo real, implica que isso não seria suficientemente rigoroso.

O processo requer que os técnicos da Nissan “ataquem” as vedações do veículo com uma máquina de lavar de alta pressão, especialmente concebida para funcionar com pressões extremas de 150 bar, consideravelmente mais poderoso do que a generalidade das unidades, que funcionam a 110 bar.

Carl Sandy é um dos engenheiros da Nissan que ajudaram a desenvolver estes exigentes padrões de teste. Ele explica: “Um membro da equipa está no interior do automóvel com um endoscópio de alta definição para inspecionar o interior dos painéis, detetando assim qualquer gota de água, por mais pequena que seja, que possa ter entrado”. É dada tanta atenção ao detalhe que a equipa de Carl chega ao ponto de retirar todo o interior para confirmar que não há entrada de água.

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