O desempenho mediático dos Festivais de Verão, foi liderado em julho pelo NOS Alive, segundo o Ranking Cision. O festival que se realizou de 6 a 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés dominou em absoluto o ranking Cision dos festivais.
Em julho, o evento foi mencionado em 1.861 notícias e teve um tempo de antena televisivo superior a 24 horas. Em segundo lugar deste ranking Cision está o Super Bock Super Rock que foi referido em 1.267 notícias. O pódio de julho fica completo com o Meo Marés Vivas. O festival que teve lugar no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, apareceu em 671 notícias.
As transmissões televisivas parciais ou integrais de concertos durante estes eventos, têm vindo a ser um importante acelerador do potencial mediático dos maiores festivais nacionais,
Depois de três festivais que se realizaram em julho, surge no quarto lugar o primeiro festival de agosto: o Meo Sudoeste. O evento que por estes dias invade a Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, foi referido num total de 301 notícias e teve uma hora e 43 minutos de tempo de antena.
O EDP Cool Jazz, outro dos festivais que decorreu em julho, ficou no quinto posto desta tabela elaborada pela Cision.
Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o Vodafone Paredes de Coura, o RFM SOMNI, O Sol da Caparica, o Sumol Summer Fest, o NOS Primavera Sound, o Festival Bons Sons e o Festival Vilar de Mouros.
Os festivais monitorizados pela Cision somaram 5.312 notícias no mês de julho, um número claramente superior ao verificado no mês anterior (2.911) e que prova que este foi o mês mais mediático do ano, no que aos festivais de verão diz respeito.
A Maratona dos Festivais de Verão do Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas, e o valor do espaço editorial, contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias relativas aos diferentes festivais de verão, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social, Televisão, Rádio, Imprensa e Online. Neste caso, o Ranking reflete o resultado de 1 a 31 de julho de 2017. A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas.