Home » Economia » Iniciativas » NOS e ENTRAJUDA entregam computadores a IPSS
NOS e ENTREAJUDA entregam computadores a IPSS
Assinatura do protocolo por Isabel Borgas (NOS), Isabel Jonet e José de Almeida (ENTRAJUDA)

NOS e ENTRAJUDA entregam computadores a IPSS

A NOS e a ENTRAJUDA assinaram um protocolo de cooperação, que visa entregar computadores a IPSS nacionais, uma iniciativa em prol da democratização do acesso às tecnologias da informação, nomeadamente junto de comunidades mais desfavorecidas

Isabel Borgas, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da NOS, e Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, assinaram em representação das duas entidades, um protocolo de parceria que visa, através da doação de 300 computadores, monitores e respetivos periféricos, contribuir para a inclusão digital daqueles que ainda se deparam com dificuldades de acesso a estes equipamentos.

Esta iniciativa ganha ainda mais relevância, depois de conhecidos os números do barómetro GFK-MUDA1 que revela que, apesar de cada vez em menor número, 19% da população portuguesa ainda não utiliza internet. A principal razão apontada para esta não utilização, por 43% dos inquiridos, é o facto de não saber usar a internet. No entanto, 26% refere que não possuir os equipamentos necessários é ainda uma barreira para a utilização da internet.

Para além do impacto positivo a nível social, esta parceria traz ainda benefícios ambientais ao contribuir para um menor desperdício de recursos e promovendo uma economia circular de equipamentos informáticos, através da sua reutilização.

Os equipamentos que compõem a doação são cedidos pela NOS cabendo à ENTRAJUDA a distribuição dos mesmos, em função das necessidades identificadas junto da sua rede de instituições parceiras.

Segundo Isabel Borgas, “Numa era global e cada vez mais digital, a tecnologia tornou-se um meio fundamental para ligar as pessoas. Acreditamos que em rede, através de parcerias como esta que agora celebramos com a ENTRAJUDA, a NOS não só está a contribuir para uma sociedade mais sustentável, como reforça o seu papel de agente ativo na capacitação para as competências digitais das organizações do terceiro setor”.

“Também no sector social a tecnologia é hoje determinante. Sensibilizar empresas para a possibilidade de doarem equipamentos que já não têm utilidade para o seu dia-a-dia mas que podem gerar muito valor social é uma das prioridades da ENTRAJUDA, no âmbito do Banco de Bens Doados e enquadra-se totalmente no conceito de Economia Circular: dar nova vida a equipamentos que teriam como destino provável a destruição, protege o ambiente e neste caso específico contribui para reforçar a rede de solidariedade social. Os equipamentos doados pela NOS serão entregues a instituições que podem assim ter meios e lutar com mais eficiência contra a pobreza”, declara Isabel Jonet.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.