Home » Ciência & Tecno » Tecnologia » NOS Madeira inaugura Data Center renovado
NOS Madeira inaugura Data Center renovado

NOS Madeira inaugura Data Center renovado

A NOS Madeira inaugurou o seu”Data Center no Funchal” completamente renovado, uma infraestrutura que passa a estar dotada da mais avançada tecnologia, permitindo segundo a operadora, fortalecer o suporte ao negócio, nomeadamente nas áreas de Cloud e serviços associados na Região Autónoma da Madeira.

O novo Data Center da NOS Madeira substitui uma infraestrutura com quase três décadas e insere-se no investimento da empresa para aumentar a capacidade e a fiabilidade dos serviços prestados aos clientes da NOS Madeira, reforçando a entrega de novas soluções ao mercado empresarial e particular, e respondendo às necessidades da sociedade digital, presentes e futuras.

Distribuído ao longo de seis salas, o Data Center é suportado em duas infraestruturas independentes de energia para uma resiliência acrescida, complementada por 1 gerador de emergência e 2 sistemas independentes de ups e 2 sistemas independentes de DC, que permitem um consumo até 400Kw de potência. A climatização é assegurada por infraestrutura central com corredores frios e sistemas In-Row redundantes. A construção desta infraestrutura norteou-se pela sustentabilidade da operação pelo que implementou as mais avançadas tecnologias disponíveis nas áreas da eficiência energética e flexibilidade estrutural, com escalabilidade modular em todos os níveis da infraestrutura.

O sistema de rede é composto por quatro redes, duas de serviço, dedicadas à transmissão de serviços de cliente, uma rede de laboratório, sobre a qual são testadas novas soluções e procedimentos e a uma rede de gestão out-of-band dedicada ao acesso e configuração de equipamentos.
A nova infraestrutura integra 31 Km de fibra ótica entre bastidores técnicos, assim como 12 Km de cabo Ethernet. No âmbito da construção do novo Data Center foram passados 7.000 metros de cabo coaxial, 2.500 metros de cabo elétrico e usados 350 metros de esteiras.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “a partir de hoje, as empresas e os clientes particulares na Madeira têm ao dispor um dos mais modernos e eficientes Data Center em Portugal, integralmente preparado para os desafios do futuro, como é o caso do 5G. Esta nova infraestrutura sublinha o forte compromisso da NOS com a Região, e acrescenta mais soluções, capacidade e segurança no serviço aos clientes na Madeira”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.