Home » Municipios » Nova Central Fotovoltaica do Conde na Quinta do Conde
Central Fotovoltaica do Conde na Quinta do Conde

Nova Central Fotovoltaica do Conde na Quinta do Conde

A freguesia de Quinta do Anjo, assinalou a 16 de março, o lançamento da primeira pedra da Central Fotovoltaica do Conde, com o arranque oficial de mais um empreendimento na área das energias renováveis no Concelho de Palmela.

Este investimento da Iberdrola Portugal, na ordem dos 8 milhões de euros, vai ter uma área de cerca de 20 ha, que irá produzir mais de 20 GWh/ano, o suficiente para garantir o abastecimento médio de cerca de cinco mil habitações e evitar a emissão de cerca de seis mil toneladas de CO2 anuais.

O mais extenso território da Área Metropolitana de Lisboa continua, assim, a afirmar esta nova vocação, complementar a outras já consolidadas e determinante para um futuro ambientalmente mais sustentável e para a independência energética do país.

Na cerimónia, inserida no programa da Semana descentralizada de Quinta do Anjo – freguesia que gera uma generosa fatia das exportações e do PIB nacional – o Presidente do Município de Palmela sublinhou a importância da criação deste tipo de infraestruturas junto ao Parque Industrial da Autoeuropa e da zona industrial de Vila Amélia, onde estão localizados muitos fornecedores do cluster automóvel e diversas outras empresas, ligadas, principalmente, à robótica, automação, logística e distribuição, que poderão beneficiar de sinergias com centrais solares fotovoltaicas, com vantagens económicas e ambientais.

Álvaro Balseiro Amaro aproveitou a oportunidade para revelar a disponibilidade e as diligências já realizadas pelo Município, no sentido do acolhimento de uma fábrica de produção de painéis solares e demais componentes, que permita abastecer este setor em franco crescimento e favoreça a independência nacional face a constrangimentos externos no fornecimento.

Renata Rodrigues, CEO da Iberdrola Renewables Portugal, garantiu que a central estará concluída e a funcionar até ao final do ano e mostrou-se entusiasmada com o Protocolo de Cooperação estabelecido, que envolve a empresa na comunidade onde se insere, e que consiste na doação de uma unidade fotovoltaica de produção de energia para autoconsumo num equipamento municipal e na instalação de cinco postos de carregamento para viaturas elétricas.

O Concelho de Palmela conta, neste momento, com duas centrais já em funcionamento e três em construção. A soma da produção anual destas e do conjunto de investimentos já licenciados ou em análise representa mais de um milhão de megawatts-hora por ano, suficiente para evitar a emissão de mais de 518 mil toneladas de dióxido de carbono anuais. Estes valores superam todas as metas já definidas e reduziriam as emissões produzidas pelo território em cerca de 122%, tornando Palmela num “sumidouro de carbono” no país e contribuindo com mais de 1% para os objetivos do Plano Nacional Energia e Clima 2030. A produção fotovoltaica apontada permitiria, ainda, suprir todas as necessidades energéticas do Concelho e conferir-lhe capacidade para “exportar” cerca de 25% da energia produzida.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.