Home » Atualidade » Local » Nova Central Solar Fotovoltaica em Coimbra
Nova Central Solar Fotovoltaica em Coimbra

Nova Central Solar Fotovoltaica em Coimbra

A Aquila Clean Energy, plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, anuncia a construção de nova Central Solar Fotovoltaica de Barcos, localizada na freguesia de Cernache, em Coimbra, a primeira central fotovoltaica na região centro do País.

Esta nova central solar, com capacidade instalada de 48 MW, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos, graças a uma produção de 71 GWh de energia renovável por ano. Essa produção será suficiente para garantir o abastecimento de energia elétrica a 21 mil casas.

Este projeto terá ainda uma componente de preservação do património local, através da conservação de abrigos de pastores existentes na área de implantação da central, e será garantida uma monitorização intensiva da biodiversidade existente, procurando dessa forma diminuir o impacto desta estrutura.

A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projeto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos. Na central de Barcos, a nossa missão é ainda composta pela preservação da biodiversidade e do património local, características que distinguem a nossa operação, e naturalmente pela criação de empregos verdes que esta nova central solar vai impulsionar” afirma Manuel Fonseca e Silva, Responsável de Desenvolvimento e Construção na Aquila Clean Energy em Portugal.

A Aquila Clean Energy gere atualmente uma carteira de cerca de 900MW em Portugal, em projetos de energia solar fotovoltaica tanto em fase de desenvolvimento, como já em operação.

Em 2023, prevê-se iniciar a construção de mais 5 centrais solares em Portugal, com uma potência combinada de 330 MW.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.