Home » Sociedade » Escolas e universidade » Nova licenciatura em Educação Social no Piaget
O Instituto Piaget anuncia uma nova licenciatura em Educação Social, a lecionar no polo universitário de Almada, no ano letivo 2020/2021.

Nova licenciatura em Educação Social no Piaget

O Instituto Piaget anuncia uma nova licenciatura em Educação Social, a lecionar no polo universitário de Almada, no ano letivo 2020/2021.

A nova licenciatura, especialmente vocacionada para quem gosta de relações humanas e de intervir no campo social, surge num contexto de reestruturação de toda a área da educação do Instituto, de forma a manter os seus cursos sempre atualizados. Uma reestruturação que levou igualmente à renovação do plano de estudos da licenciatura de Educação Básica.

A licenciatura de Educação Social surge, como uma nova oferta na componente social, na qual o Instituto Piaget de Almada apresentava já diversas opções formativas, como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais de Gerontologia, de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, ou ainda a pós-graduação de Gestão de Serviços de Economia Social.

Para os responsáveis da instituição, a nova licenciatura beneficiará grandemente da tradição e experiência formativa do Instituto Piaget que tem vindo a formar milhares de diplomados na área social nos últimos 15 anos.

Os futuros educadores sociais serão profissionais formados a partir de uma multiplicidade de experiências e referenciais, desde a pedagogia social, psicologia, sociologia, gerontologia e empreendedorismo social.

O papel dos educadores sociais, sublinhe-se, tem vindo a ganhar um protagonismo crescente na sociedade portuguesa, designadamente no trabalho junto de pessoas e comunidades em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social, visando a sua promoção e integração.

A mais-valia destes profissionais é que são formados para lidar com pessoas e populações com situações de vida, na maioria das vezes, complicadas, não num registo assistencialista, mas orientado para a mudança e transformação positiva. Um trabalho que é feito através da utilização de ferramentas e atividades pedagógicas, vocacionado sobretudo para quem gosta de se integrar em equipas multidisciplinares.

Em termos de saídas profissionais, as alternativas são também cada vez mais alargadas. Os licenciados em Educação Social podem hoje intervir em áreas educativas da administração central, regional ou autárquica e atuar em espaços socioeducativos muito diversos: hospitais e centros de saúde, centros de dia, lares de idosos, creches e jardins de infância, ludotecas, estabelecimentos prisionais, centros de acolhimento e comissões de proteção, entre muitos outros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.