Home » Sociedade » Escolas e universidade » Nova SBE inaugura Centro de formação de líderes
Nova SBE inaugura Centro de formação de líderes

Nova SBE inaugura Centro de formação de líderes

A Nova SBE,  inaugura em Portugal, o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL) em parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR).

O novo Centro, que disponibiliza formação inovadora para executivos em sete áreas-chave (Economia Azul e Gestão Marinha; Transição Energética e Clima; Empreendedorismo e Inovação; Saúde, Paradoxos de Liderança; Migrações e Espaço), dedica-se à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, através de atividades de capacitação, investigação e partilha de conhecimento.

O CIFAL de Cascais é o 30º centro UNITAR em todo mundo e o único a disponibilizar formação em três das sete áreas-chave: Economia Azul e Gestão Marinha; Empreendedorismo e Inovação; Saúde e Migrações. Recentemente, e também no âmbito da presente parceria, a Nova SBE esteve na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, durante a United Nations Water Conference, participando como parceira da UNITAR na criação da Water Academy, uma iniciativa colaborativa focada na entrega de formação inovadora e que junta executivos de empresas, instituições académicas e lideres de todo o mundo.

Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, salienta que “a parceria com o CIFAL/UNITAR solidifica ainda mais o compromisso da Nova SBE com a promoção de um futuro melhor e mais sustentável, proporcionando um conjunto de oportunidades de aprendizagem e facilitando a partilha de conhecimento entre funcionários públicos e dirigentes com vista a fortalecer capacidades, melhorar o processo de tomada de decisão e incentivar o desenvolvimento sustentável”.

A presente parceria evidencia o reconhecimento, por parte das Nações Unidas, do trabalho da Nova SBE na produção de conhecimento aplicado, tal como o empenho da instituição no desenvolvimento de novas abordagens que ajudem a responder aos desafios mais urgentes da sociedade. Revela, ainda, o forte compromisso e colaboração entre os diferentes decisores e líderes para o desenvolvimento.

Para Nikhil Seth, Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas e Diretor Executivo da UNITAR, “as questões prementes de desenvolvimento que a humanidade enfrenta exigem parcerias com instituições de alta qualidade para desenvolver soluções sustentáveis. As instituições académicas são um parceiro fundamental para a UNITAR, sem as quais não podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assumimos o compromisso de abordar as questões relacionadas com o ambiente e a água, através do trabalho do CIFAL Cascais. Aguardamos com expectativa a parceria”.

A UNITAR está presente em todas as regiões do mundo com a missão de capacitar indivíduos, governos e organizações para os desafios globais contemporâneos. Só entre 2019 e 2022, as ações formativas da Unitar impactaram mais de 825 mill pessoas. A rede de centros CIFAL afiliados da UNITAR é uma plataforma que proporciona oportunidades de formação e aprendizagem, destinadas, em particular, às autoridades locais e líderes da sociedade civil, numa vasta gama de áreas temáticas relacionadas com Governança e Desenvolvimento Sustentável.

Sobre UNITAR
O Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR) é o principal instituto de formação das Nações Unidas, trabalhando em todas as regiões do mundo. Capacitamos indivíduos, governos e organizações por meio do conhecimento e aprendizagem para superar com eficácia os desafios globais contemporâneos. O UNITAR foi criado em 1965 como um órgão autónomo dentro das Nações Unidas com o objetivo de aumentar a eficácia do trabalho das Nações Unidas e dos seus Estados Membros. Todos os anos, o alcance do UNITAR estende-se a centenas de milhares de beneficiários por meio de seminários e workshops presenciais, e-learning ou outros eventos relacionados com formação. (www.unitar.org)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.