Home » Saúde » Nova SBE vence prémio científico ibérico com Ouro
Nova SBE vence prémio científico ibérico com Ouro

Nova SBE vence prémio científico ibérico com Ouro

A primeira edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards, promovida pelo SAS, líder mundial em analítica avançada e inteligência artificial, em conjunto com a SPAIN AI e a Data Science Portuguese Association (DSPA), divulgou recentemente os seis projetos premiados do concurso.

Entre eles, existe um único vencedor português, reconhecido com “Ouro” na categoria Data4Good: o projeto “Prever o risco de desenvolver Nefropatia Diabética”, desenvolvido pelo Data Science Knowledge Center da Nova SBE em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI, através da Iniciativa para a Equidade Social.

O projeto, proposto pela APDP no âmbito do programa Data for Change, foi liderado por Rogério Ribeiro (APDP) e Leid Zejnilovic (Nova SBE Data Science Knowledge Center) e desenvolvido por uma equipa constituída por Eduardo Hidalgo García, Miguel Matos, Carlos Gomes, Bruna Riboldi e Lénia Mestrinho. O projeto visa avaliar e antecipar o risco dos pacientes desenvolverem nefropatia diabética, uma doença renal crónica, através de uma ferramenta que usa algoritmos de Machine Learning.

Tendo como objetivo final apoiar a equipa médica da APDP na tomada de decisões informadas para introduzir intervenções que possam evitar, ou pelo menos, adiar o desenvolvimento desta complicação renal, este projeto é um exemplo do uso da Analítica Avançada para a tomada de decisões clínicas baseadas em dados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.