Home » Saúde » Novartis anunciou as Startups que vão desenvolver projetos
Novartis anunciou as Startups que vão desenvolver projetos
Novartis anunciou as Startups que vão desenvolver projetos

Novartis anunciou as Startups que vão desenvolver projetos

As cinco startups selecionadas pela Novartis no âmbito do programa Techcare, vão explorar a oportunidade de vir a desenvolver projetos-piloto em parceria com a farmacêutica.

As startups B2Quant (PT), Cievert (RU), Mediktor (ES), Mighty Health (EUA) e ScarletRed (AT) foram selecionadas após o bootcamp, em que participaram 15 startups escolhidas entre as 175 candidaturas recebidas de todo o mundo. Durante três dias, a Novartis acolheu startups de 9 países diferentes, dando-lhes a oportunidade de adaptar a sua solução a necessidades específicas do contexto da saúde em Portugal e fomentando o seu conhecimento em várias áreas através do contacto com colaboradores da empresa.

O Secretário de Estado para a Transformação Digital, André de Aragão de Azevedo que esteve presente no reconhecimento destas startups, destacou a relevância e contributo de programas como o Techcare para a transformação digital do país: “numa plateia composta por várias equipas internacionais, felicito as cinco startups que foram selecionadas para avançar para a fase de incubação na Novartis Portugal e encorajo todas a darem continuidade aos seus projetos e a escolher Portugal como país para os desenvolverem. Contem comigo e com a secretaria de Estado para a Transição Digital”.

A startup B2Quant de origem portuguesa, apresentou um software, com aplicação na área das doenças do sistema nervoso central, que mede com precisão os biomarcadores de imagens do cérebro, permitindo avaliar a extensão da lesão e atrofia e minimizando a perda de funções cognitivas e motoras. Outra das startups distinguidas foi a Cievert, que desenvolveu um software de gestão do acompanhamento dos doentes oncológicos, permitindo que os doentes em vez de terem consultas para acompanhamento em intervalos de tempo pré-definidos possam ter apoio clínico sempre que necessitem, reduzindo o tempo de espera.

A espanhola Mediktor assume-se como um assistente médico, baseado em inteligência artificial, para o pré-diagnóstico, triagem e apoio à tomada de decisão, permitindo ao doente o envio de informação clínica imediata a um médico. Outra das startups selecionadas foi a Mighty Health, que desenvolveu uma tecnologia na área da cardiologia que ajuda a melhorar a saúde dos doentes e a evitar hospitalizações através da criação de planos terapêuticos, de exercício e de nutrição com base no contexto, gravidade, especificidades da doença, entre outros critérios.

Na área da teledermatologia, a ScarletRed desenvolveu o dispositivo médico Scarletred®Vision com o objetivo de resolver a falta de padronização e objetividade. O software, clinicamente testado, permite uma alta qualidade da imagem e análise remota da pele em diversas condições, possibilitando a atribuição de pontuação automática do estado e gravidade da doença de pele ou qualquer outra alteração visível.

O Techcare é um programa desenvolvido pela Novartis, em colaboração com a Beta-i, que desafiou startups com soluções com protótipos funcionais, em fase de testes ou já estabelecidas no mercado, a aplicar as suas soluções na resposta a necessidades específicas em diversas áreas terapêuticas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.