Home » Saúde » Novo Centro Oncológico de Referência do Sul
Novo Centro Oncológico de Referência do Sul

Novo Centro Oncológico de Referência do Sul

O novo Centro Oncológico de Referência do Sul, um projeto público integrado no Serviço Nacional de Saúde, vai nascer no Parque das Cidades, Faro / Loulé, sob direção do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a entidade responsável pela construção, manutenção e exploração de todos os recursos técnicos e humanos deste centro.

O primeiro passo para a criação deste centro de referência, foi dado esta quinta feira, 13 de Abril, com a assinatura do protocolo entre o CHUA e a Associação de Municípios Loulé/Faro, para a cedência do terreno onde vai ser construído o edifício destinado a esta importante unidade pública de saúde.

O concurso público também foi aprovado em Conselho de Administração do CHUA, “deverá ser lançado já”, como assegurou Ana Varges Gomes, presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

No ato estiveram presentes, os presidentes das Autarquias de Faro e Loulé, Rogério Bacalhau e Vítor Aleixo, respetivamente, bem como a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Varges Gomes, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário.

Os autarcas consideram que o lançamento deste projeto é “um primeiro passo” destacando a importância do mesmo para a população, suprindo a carência de uma infraestrutura deste nível na região, e sublinhando o facto de este ser um equipamento público que ficará sempre na esfera do serviço nacional de saúde.

O futuro equipamento, que vai ser implantado numa área com cerca de 5.500 m2, terá um custo total de construção e apetrechamento tecnológico orçado em cerca de 14 milhões de euros, vai ser apoiado pelo Programa Operacional Algarve 2030 com uma verba de 9 milhões de euros, valor esse que poderá ser reforçado, como frisou o Presidente da CCDR Algarve José Apolinário. A comparticipação dos fundos europeus será de cerca de 60 por cento do valor total do investimento.

O objetivo do Centro Oncológico de Referência do Sul é reunir, de forma integrada, num único espaço físico todas as especialidades, meios complementares de diagnóstico de última geração e todos os tipos de tratamentos, evitando dessa forma que os doentes oncológicos tenham que sair do Algarve para serem tratados, beneficiando da oferta deste novo Centro, que reunirá no mesmo local, de forma integrada as equipas multidisciplinares.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.