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Novo espaço Cidadão Sénior em Lagos

Novo espaço Cidadão Sénior em Lagos

A C√Ęmara Municipal de Lagos decidiu criar o Espa√ßo Cidad√£o S√©nior, ampliando a carteira dos servi√ßos de atendimento prestados √† popula√ß√£o.

Esta nova resposta, promovida em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entrará em funcionamento no início de outubro, sendo uma das iniciativas que assinala o Dia Internacional do Idoso.

Prestar assist√™ncia digital aos cidad√£os que n√£o possam ou n√£o saibam utilizar os servi√ßos p√ļblicos dispon√≠veis digitalmente, mas fazendo-o de uma forma dirigida e adaptada √†s necessidades desta faixa et√°ria, √© o grande objetivo desta medida.

Ao contr√°rio do que atualmente acontece, com a entrada em funcionamento do Espa√ßo Cidad√£o S√©nior em vez de serem os mun√≠cipes de maior idade a deslocar-se ao Edif√≠cio Pa√ßos do Concelho S√©c. XXI para serem atendidos, ser√£o os funcion√°rios do munic√≠pio a ir ao encontro dos utentes onde estes se encontram, nomeadamente nos centros de dia, lares e estruturas residenciais, mas tamb√©m nos seus domic√≠lios, para os auxiliar no tratamento dos mais diversos assuntos burocr√°ticos. Ao todo ser√£o mais de 40 os servi√ßos disponibilizados, relacionados com as √°reas de atua√ß√£o da Autoridade Tribut√°ria, do Servi√ßo Nacional de Sa√ļde, da Seguran√ßa Social, da ADSE, da Caixa Geral de Aposenta√ß√Ķes, da Justi√ßa, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da Ag√™ncia para a Energia e da pr√≥pria AMA (ex.: renova√ß√£o do Cart√£o do Cidad√£o ou a cria√ß√£o da Chave M√≥vel Digital).

O Espaço Cidadão Sénior irá, numa primeira fase, funcionar à quarta-feira, das 9h às 12h, mediante marcação prévia (efetuada por telefone), admitindo-se a possibilidade deste horário poder ser alargado em função do grau de adesão da população e do volume de pedidos que venham a surgir.

A criação desta nova resposta de atendimento foi precedida da formalização de um protocolo entre a AMA e o município, segundo o qual a autarquia assume, entre outras, a componente dos recursos humanos, dos recursos informáticos e a viatura para a deslocação do mediador de atendimento digital assistido, bem como o atendimento telefónico para o serviço de agendamento, enquanto a AMA fornece os procedimentos de atendimento, a lista dos serviços a disponibilizar no Espaço Cidadão Sénior, a formação dos mediadores e apoio técnico e funcional.

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