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Novo Ford GT a experiência de competição na estrada
O Novo Ford GT proporciona na estrada uma experiência de competição

Novo Ford GT a experiência de competição na estrada

O novo Ford GT oferece aos condutores na estrada, a emoção do carro de competição vencedor de Le Mans, usando mais de 50 sensores diferentes para monitorizar o desempenho e o comportamento do veículo, ambiente exterior e o estilo de condução do condutor, para uma experiência de condução optimizada, ao mesmo tempo que proporciona o conforto e conveniência do carro de estrada.

Os sensores do Ford GT de elevado desempenho providenciam informação em tempo real em factores como a posição dos pedais, do volante e da asa traseira, até aos níveis de humidade e temperatura do ar.

Os dados são gerados a uma taxa de 100 GB por hora – equivalente a cerca de 25.000 downloads de músicas – e são processados por mais de 25 sistemas de computação de bordo que compõem 10 milhões de linhas de código de software – mais do que um avião de combate Lockheed Martin F-35 Lightning II.*

No seu conjunto, os sistemas podem analisar 300 MB de dados por segundo, comparável com o download de um programa de televisão com uma hora de duração.

“Os sofisticados sistemas de computação do Ford GT funcionam de mãos dadas com a arquitectura base do carro de competição do veículo para melhorar o desempenho e também oferecer maior versatilidade e flexibilidade”, disse Dave Pericak, director global Ford Performance. “Ao monitorizar constantemente a informação recebida, as cargas do veículo e o meio ambiente, e ajustando o perfil e as respostas do carro em conformidade, o Ford GT permanece tão responsivo e estável a 300 km/h como a 30 km/h.”

Muitos dos sistemas de sensores e computação do Ford GT permitem a performance do motor do supercarro, do controlo electrónico de estabilidade, amortecimento de suspensão activa derivada da F1 e a aerodinâmica activa para que seja ajustada continuamente dentro dos parâmetros dos Modos de Condução seleccionáveis, para um desempenho ideal em qualquer cenário de condução.

Outros sistemas oferecem conforto e conveniência quer se esteja na estrada ou num circuito, como a tecnologia de comunicações do Ford SYNC3 e o controlo automático da climatização.

Outras soluções inovadoras para oferecer uma experiência de carro de competição aos condutores do Ford GT e uma velocidade máxima de 347 km/h incluem a posição fixa do banco. A base do banco do condutor está fixa no local que permitiu que os engenheiros da Ford Performance desenvolvessem uma carroçaria em fibra de carbono com a área frontal mais baixa possível para um desempenho aerodinâmico optimizado.

Em vez de mover o assento para a frente e para trás, os condutores ajustam a posição do conjunto dos pedais e do volante com múltiplos controlos para se adequar à posição do banco.

No entanto, apesar do foco em proporcionar uma experiência de carro de corrida para apenas 1000 clientes em quatro anos de produção confirmada, o Ford GT também oferece conforto algo que é comum aos carros familiares da Ford.

Os porta-copos retrácteis estão entre as características de conveniência que distinguem o Ford GT de estrada do Ford GT de competição. Feitos em alumínio para serem leves, os suportes de copos estão escondidos dentro da consola central. Existe ainda um compartimento de arrumação localizado sob o banco do condutor, bem com bolsas atrás dos bancos.

O Ford GT possui ainda o sistema de abastecimento de combustível sem tampão, que é de série em toda a gama Ford. O sistema foi concebido para facilitar o reabastecimento e evitar o erro no tipo de combustível a utilizar no motor 3.5 litros EcoBoost V6 de 647 cavalos de potência **.

“Desenvolvemos o Ford GT de estrada e o carro de competição em paralelo, o que levou a alguma engenharia criativa, como a gaiola de protecção totalmente integrada que também respeita os requisitos de segurança de competição da FIA, usando apenas um pequeno número de componentes adicionais,” disse Pericak. “Desde os turbos aos porta-copos, cada componente do Ford GT foi desenvolvido a partir da experiência de condução.”

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