Home » Ciência & Tecno » Ciência » Novo laboratório de investigação na FC da Univ. de Lisboa
Novo laboratório de investigação na FC da Univ. de Lisboa

Novo laboratório de investigação na FC da Univ. de Lisboa

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) inaugurou oficialmente a sua nova infraestrutura laboratorial de investigação, a Unidade de Evolução Experimental, localizada no piso 2 do edifício C1 do campus.

Trata-se de uma unidade laboratorial, com cerca de 400 m2, que representa uma infraestrutura pioneira a nível nacional, onde se desenvolve investigação de referência internacional. Tem como principal objetivo estudar a evolução em tempo real de grandes populações de vários organismos (plantas, insetos, ácaros herbívoros e predadores), com o objetivo de se obterem respostas para questões prementes e atuais sobre a evolução de agroecossistemas, incluindo todos os níveis tróficos, e de interações parasita-hospedeiro, tais como as respostas a fatores como temperatura, pesticidas e sistema imunitário.

A criação desta infraestrutura laboratorial decorre de financiamento atribuído pelo European Research Council (Bolsas ERC) a duas investigadoras do CE3C – Sara Magalhães e Inês Fragata – que, congregando financiamentos e reunindo sinergias, a que a Direção de CIÊNCIAS associou vários incentivos, criaram este espaço de colaboração interdisciplinar, que envolve várias equipas de investigação.

A Unidade de Evolução Experimental nasce a partir da investigação feita no Centro de Ecologia (CE3C) onde se exploram variados temas relacionados com os desafios ambientas com que o nosso Planeta se depara.

A inauguração do laboratório de investigação contou com a presença de Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, Cristina Máguas, Coordenadora do CE3C, e as investigadoras Sara Magalhães e Inês Fragata, entre outros membros da comunidade académica da Universidade de Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.