Site icon Ipressjournal

Novo programa “Artesãos do Século XXI” Projecto TASA

Novo programa “Artesãos do Século XXI” Projecto TASA

Numa altura crítica em que as artes tradicionais do Algarve estão na contagem decrescente para a extinção e em que o mercado desperta para a produção artesanal de alto valor cultural, diferenciadora e inserida numa lógica de economia circular, o Projecto TASA lança um programa de capacitação e instalação de novos artesãos.

Este programa pretende responder de forma direta à necessidade de transmitir conhecimentos nas artes dos entrelaçados a uma nova geração de artesãos. Condensa num programa intensivo as técnicas base para desenvolver competências na área da cestaria (cana), empalhamento de cadeiras e entrelaçados de palma (empreita, “malha” e palhinha).

O intuito é formar novos artesãos e integrar alguns destes na equipa do Projecto TASA, dando-lhes a possibilidade de colaborar no desenvolvimento de produtos que aliem a produção artesanal à inovação e de participar em atividades criativas relacionadas com o turismo e a arte.

Os aprendizes terão um ciclo inicial de formação nas várias técnicas, e, posteriormente, deverão escolher uma de duas especializações.

Esta iniciativa conta com a parceria de patrocinadores privados apostados em integrar a cultura local nos seus espaços e atividades.

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro de 2018 em www.projectotasa.com

Partilhe:
Exit mobile version