Site icon Ipressjournal

Novo Renault Megane aposta na qualidade e tecnologia

Não precisa de disfarçar... ficou surpreendido... com o novo Renault Megane

Não precisa de disfarçar... ficou surpreendido... com o novo Renault Megane

O novo Renault Mégane que apresenta um design excecional e linhas modernas e distintas, está a surpreender pelos progressos ao nível da qualidade de construção que se estende ao habitáculo. Os acabamentos, os materiais irrepreensíveis a sensação de conforto e os equipamentos tecnológicos impressionam.

Esta nova versão do Mégane, só herda da geração anterior, os motores 1.5 dCi, dCi 130 e TCe 130, mas, neste capítulo, para além de outras que a marca reserva para mais tarde, há uma novidade, o bloco TCe 205.

Ao nível da segurança, o novo Renault Mégane já é uma referência no mercado, por beneficiar das tecnologias de ajuda à condução que a marca desenvolveu para os novos Talisman e Espace, dois modelos de segmentos superiores.

Uma longa lista, que inclui o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o Sistema de Travagem ativo de emergência (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática dos máximos/médios (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como o Estacionamento em mãos-livres (Easy Park Assist) que, para além de o ajudar a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

A imponente consola central que tanta curiosidade desperta, surpreende pelos acabamentos e ainda mais pela dimensão do tablet tátil. O ecrã vertical tem 8,7 polegadas, permite o acesso ao R-LINK 2. Um equipamento inédito no segmento que, inclusivamente, pode ser comandado pela voz para as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações e rádio. Para além da voz, claro, o acesso às funcionalidades pode ser feito, de forma intuitiva, com um simples clicar ou deslizamento das páginas, tal como acontece num vulgar tablet.

A caixa de 7 velocidades EDC, com comandos por patilhas no volante, é um dos maiores trunfos do novo Mégane GT. A rapidez e a eficácia com que se efetuam as passagens de caixa sobretudo no modo “Sport”. Nesse modo, também a suspensão, a direção, o motor, a caixa de velocidades e o curso do acelerador ficaram programados para uma condução verdadeiramente desportiva. Até a “música” que ecoa do motor com 205 cavalos de potência reforçou os graves…

Graças ao sistema “launch control”, o arranque com o novo Mégane GT destaca-se a eficácia e a rapidez com que, através das patilhas no volante, se efetuam as passagens de caixa. As curvas que são ultrapassadas com uma velocidade estonteante, num desafio às leis da física e a culpa é do 4CONTROL, o sistema de 4 rodas direccionais, único no segmento. Acima de 80 km/h em modo Sport e acima de 60 km/h nos outros modos, as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas traseiras. Abaixo dessas velocidades, as rodas traseiras viram em sentido inverso das rodas dianteiras, de modo a facilitar as manobras.

O motor TCe 205 ajuda a todas estas emoções. O mesmo bloco a gasolina 1.6 turbo que equipa o Clio R.S.. Nesta configuração, com 205 cavalos de potência e 280 Nm de binário, disponível a partir das 2400 rpm, com emissões de 134 g/km de CO2 e consumos de 6 l/100 km em ciclo misto.

Partilhe:
Exit mobile version