Home » Máquinas & Motores » Automóveis » Novo SUV elétrico plug-in a hidrogénio da Honda
Novo SUV elétrico plug-in a hidrogénio da Honda

Novo SUV elétrico plug-in a hidrogénio da Honda

A Honda apresentou em estreia mundial o modelo de produção CR-V e:FCEV, um novo veículo elétrico fuel cell a hidrogénio (FCEV), que deverá estar à venda este verão, no Japão e nos EUA. O CR-V e:FCEV foi exibido na quarta feira na H2 & FC EXPO – The 21st International Hydrogen & Fuel Cell Expo – que tem lugar no Tokyo Big Sight, Japão.

Com a introdução do CR-V e:FCEV, a Honda será o primeiro construtor automóvel japonês* a lançar um modelo FCEV com a função de carregamento “plug-in” que permite o carregamento da bateria de bordo a partir de uma fonte de energia externa. Sem comprometer as vantagens de um FCEV, como a longa autonomia de condução e o curto tempo de reabastecimento de hidrogénio, a adição de uma função de carregamento plug-in para carregar a bateria em casa e/ou em viagem aumenta ainda mais a conveniência dos FCEVs.

Espera-se que o CR-V e:FCEV ofereça mais de 600 km (372 milhas) de autonomia com um depósito cheio de hidrogénio, com uma autonomia adicional de mais de 60 km (37 milhas) medida pelo Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos Ligeiros (WLTP).

O CR-V e:FCEV será equipado com o sistema fuel cell codesenvolvido pela Honda e pela General Motors (GM) e produzido pela sua empresa de joint-venture, Fuel Cell System Manufacturing, LLC (no Michigan, EUA). O veículo será produzido no Performance Manufacturing Centre da Honda (no Ohio, EUA) e exportado para o Japão. Após a introdução no Japão, as vendas na América do Norte estão programadas para começar antes do final de 2024.

A Honda estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades empresariais até 2050 e “impacto ambiental zero” ao longo de todo o ciclo de vida do produto, incluindo o produto e todas as atividades empresariais. Para este fim, a Honda está a concentrar-se nos seguintes “três pilares”: “neutralidade de carbono”, “energia limpa” e “circulação de recursos”. No âmbito destas iniciativas, a Honda posiciona o hidrogénio como um dos vetores de energia de elevado potencial, juntamente com a eletricidade, e tem vindo a prosseguir a investigação e o desenvolvimento de tecnologias de hidrogénio, incluindo os FCEV, há mais de 30 anos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.