Home » Máquinas & Motores » Automóveis » Novos Classe A e B PLUG-IN HYBRID Mercedes Benz

Novos Classe A e B PLUG-IN HYBRID Mercedes Benz

A divisão Mercedes Benz Cars está a desenvolver os novos modelos sob a marca EQ Power. Os modelos híbridos plug-in são um marco importante rumo à condução sem emissões de gases poluentes. A marca pretende estender a sua oferta com mais de 20 modelos até 2020.

A família de compactos da Mercedes-Benz está equipada com motores instalados transversalmente. Foi desenvolvido um grupo propulsor híbrido compacto para a caixa de velocidades de dupla embraiagem 8G-DCT que segue os mesmos princípios tecnológicos dos componentes nos veículos com motor instalado longitudinalmente. Pela primeira vez num Mercedes-Benz, o motor de combustão é ligado pelo motor elétrico – os modelos híbridos compactos não estão equipados com um motor de arranque separado de 12 V.

O motor/alternador elétrico produz uma potência de 75 kW. Em combinação com o motor de quatro cilindros de 1.33 l de cilindrada, a potência total do sistema atinge os 160 kW (218 CV) e um binário de 450 Nm. Graças à EQ Power do motor/alternador elétrico, os modelos “A 250e” e “B 250e” reagem imediatamente às solicitações no pedal do acelerador e as suas prestações são impressionantes: o “A 250e”, por exemplo, requer 6.6 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima atingida é de 235 km/h.

Um inovador sistema de escape permite um pack engenhoso: ao invés de se estender até à extremidade do veículo, o sistema de escape termina numa saída centralmente posicionada por baixo do piso do veículo, com a panela de escape traseira alojada no túnel da transmissão. A integração do depósito de combustível no espaço de instalação do eixo permitiu criar espaço por debaixo dos bancos traseiros para a bateria de alta tensão. Desta solução resultou apenas uma pequena redução da capacidade da bagageira dos modelos “A 250e” e “B 250e” comparativamente aos modelos irmãos.

Como os veículos compactos utilizam tecnologia plug-in de terceira geração, todas as suas funções também estão disponíveis. Estas incluem em particular, a estratégia inteligente de funcionamento em função do percurso, considerando diversos fatores como os dados de navegação, os limites legais de velocidade e as características do percurso. A estratégia de funcionamento avalia todo o percurso planeado e dá prioridade ao modo de condução elétrica para os troços mais sensíveis do percurso em cada caso.

A divisão Mercedes Benz Cars está a desenvolver os novos modelos sob a marca EQ Power.

O prazer de condução (elétrico) e a sua compatibilidade para uma utilização no dia-a-dia são as características que se destacam. Isto é ilustrado pelos destaques dos modelos:

• Autonomia elétrica de 70-75 km (NEDC)
• Potência elétrica de 75 kW
• Potência do sistema de 160 kW
• Binário do sistema de 450 Nm
• Velocidade máxima de 140 km/h (modo elétrico) /235 km/h (total; Classe A)
• Aceleração 0-100 km/h em 6.6 segundos (Classe A)
• Praticamente sem restrições no compartimento de carga.

Fonte: Mercedes Benz Cars

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.