Home » Municipios » Novos percursos acessíveis ao Castelo de Palmela
Novos percursos acessíveis ao Castelo de Palmela

Novos percursos acessíveis ao Castelo de Palmela

O Município de Palmela lançou o concurso público para a empreitada que vai criar percursos acessíveis no Castelo de Palmela, no valor de 363 mil euros, cofinanciada no âmbito do POR Lisboa 2020.

O objetivo deste projeto tem a ver com a acessibilidade de todos os cidadãos a todas as estruturas do Castelo, sem limitação de barreiras físicas, uma iniciativa que pretende passar a ser um exemplo ao nível das acessibilidades.

A diversidade de áreas e de materiais existentes no Castelo obrigou a um estudo detalhado e à procura de soluções diferenciadas. Serão criados vários percursos, maioritariamente em pedra, com trajetos simples e bem integrados nos locais onde se desenvolvem, utilizando pavimentos confortáveis, antiderrapantes e que permitem a circulação de pessoas a pé, em cadeiras de rodas ou com carrinhos de bebé.

Nos locais em que, devido ao relevo do terreno, é impossível desenvolver estes percursos, vão ser criadas rampas e um grande passadiço metálico. Esta estrutura ficará perfeitamente enquadrada no local, discreta e com uma imagem contemporânea. Será ainda feita uma intervenção nas zonas verdes, utilizando espécies autóctones e presentes no local.

O Castelo de Palmela é visitado por cerca de 100 mil pessoas por ano. Com esta intervenção, pretende-se proporcionar-lhes melhores condições de fruição e atrair novas/os visitantes. Embora o Castelo não esteja abrangido pelas obrigações de promoção da acessibilidade previstas por lei, o Município procurou aplicar esses requisitos nesta intervenção.

A Câmara Municipal já tinha lançado um primeiro concurso para esta obra, que ficou deserto, pelo que está agora a ser relançado, com um preço base superior.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.