Home » S√≠tios & Viagens » Noticia de Turismo » O Algarve na Adventure Travel World Summit
O Algarve na Adventure Travel World Summit
O Algarve fortalece a aposta na promoção do Turismo Ativo

O Algarve na Adventure Travel World Summit

A Associação Turismo do Algarve (ATA), agência responsável pela promoção turística externa do destino, marcou presença, pela primeira vez na Adventure Travel World Summit, um dos principais eventos internacionais dedicado exclusivamente ao turismo ativo, que este ano decorreu na Argentina, de 15 a 19 de outubro, contando com a participação de mais de 850 profissionais vindos de todo o mundo.

Esta participa√ß√£o surge na sequ√™ncia da crescente aposta que o Algarve tem vindo a fazer na promo√ß√£o deste segmento e ap√≥s a ATA se ter tornado, no ano passado, membro da Adventure Travel Trade Association ‚Äď a maior organiza√ß√£o mundial dedicada √† promo√ß√£o desta ind√ļstria tur√≠stica. O objetivo passa por posicionar o Algarve como um destino de elei√ß√£o para a pr√°tica de turismo ativo.

Durante o evento, a ATA teve a oportunidade de reunir com diversos operadores tur√≠sticos internacionais da especialidade bem como de assistir a v√°rios semin√°rios dedicados √† tem√°tica, onde foram abordadas, entre outras, quest√Ķes como o atual perfil e as motiva√ß√Ķes do turista de turismo ativo, as principais tend√™ncias que se verificam neste mercado (com destaque para a import√Ęncia de desenvolvimento de um turismo sustent√°vel) ou ainda a apresenta√ß√£o de estrat√©gias e de posicionamentos desej√°veis para as empresas de anima√ß√£o tur√≠stica que se dedicam a este nicho.

Neste contexto, a participa√ß√£o neste evento permitiu √† ATA fortalecer o seu know-how em rela√ß√£o a este produto e ao visitante que o procura. Dado o elevado potencial de crescimento deste segmento na regi√£o, a aposta no turismo ativo por parte da ATA tem vindo a crescer nos √ļltimos anos, como forma estrat√©gica de aumentar o n√ļmero de turistas nas √©pocas interm√©dias e baixa, uma vez que este tipo de turista evita a √©poca alta. ‚ÄúSe queremos captar mais turistas durante a √©poca baixa, temos de continuar a trabalhar na promo√ß√£o da regi√£o junto destes nichos de mercado e deste tipo de turista off season‚ÄĚ, defende Dora Coelho, diretora executiva da ATA. ‚ÄúA participa√ß√£o do Algarve neste evento foi de extrema relev√Ęncia, na medida em que tivemos a oportunidade de dar a conhecer aos operadores presentes as condi√ß√Ķes √ļnicas que a regi√£o oferece para a pr√°tica do turismo ativo e que fazem do nosso destino uma alternativa diferenciadora face a outros mercados. O feedback que obtivemos foi muito positivo e com alguma surpresa √† mistura por parte de alguns operadores que ainda viam o Algarve apenas como um destino de f√©rias de Ver√£o‚ÄĚ, revela.

Para al√©m do Algarve, representado pela ATA e pela Associa√ß√£o Rota Vicentina, a presen√ßa nacional fez-se notar tamb√©m neste World Travel Adventure Summit atrav√©s da participa√ß√£o de outros destinos como os A√ßores e de algumas empresas dedicadas a este tipo de turismo. ‚Äú√Č importante que haja uma presen√ßa cada vez mais forte e representativa de Portugal neste tipo de a√ß√Ķes dedicadas ao turismo ativo, uma vez que s√£o muitas e diversificadas (mas ainda desconhecidas) as val√™ncias e as potencialidades que o nosso pa√≠s tem para oferecer nesta √°rea, de norte a sul e tamb√©m nas ilhas‚ÄĚ, afirma Dora Coelho. ‚ÄúNeste contexto seria interessante assistirse a uma concerta√ß√£o de esfor√ßos, de forma a que todas as regi√Ķes pudessem estar representadas numa pr√≥xima edi√ß√£o deste evento e em outras iniciativas semelhantes‚ÄĚ.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.