O Consulado Geral de Portugal em Sevilha, foi o palco de mais uma ação de charme, promotora da oferta turística do destino Algarve, uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve (RTA).
João Fernandes, presidente da RTA, sublinhou na ocasião que: «o Algarve tem muito a oferecer, além das suas praias. Queremos que o turista espanhol tenha vontade e motivos para nos visitar em qualquer época do ano, e a cultura e gastronomia são propostas que casam na perfeição».
Entre as propostas para conquistar o mercado espanhol, o presidente da entidade regional de turismo destacou a 4.ª edição do 365 Algarve, uma intensa agenda de animação cultural, que arrancará em outubro com mais de 400 eventos de teatro, música, arte ou dança a acontecer ao longo dos próximos oito meses.
Esta edição do programa cultural integra diversas novidades, tais como o Festival de Comida Esquecida, com experiências culinárias em locais monumentais, ou a Out(In)Verno, que mistura oficinas de ciência, caminhadas encenadas e atividades artísticas tendo por cenário os encantos serranos.
Na área da gastronomia e vinhos, a proposta apresentada foi o Algarve Cooking Vacations, uma iniciativa que contempla sugestões de férias culinárias de 3 a 7 dias com alojamento e transporte incluídos, e experiências gastronómicas e enológicas baseadas nas receitas tradicionais e nos vinhos da região. Este programa foi já reconhecido como Melhor Projeto 2018 na categoria de Marca Internacional do Travel Food Awards.
A seguir à apresentação deste projeto de turismo culinário e do programa cultural houve lugar à degustação de gastronomia e vinhos regionais, em parceria com a Tertúlia Algarvia e com a Rota dos Vinhos do Algarve, e da doce laranja do Algarve, em parceria com a associação AlgarOrange. O acompanhamento musical ficou a cargo dos algarvios João Frade (acordeão) e Sara Afonso (voz) e do grupo de cantares serranos Moçoilas, numa oferta do «365 Algarve».
Para João Fernandes, esta ação promocional levada a cabo em Sevilha, «além de ser uma excelente oportunidade para dar a conhecer a oferta turística que a região tem ao dispor do turista ao longo de todo o ano, pretende reforçar a proximidade do destino com o mercado espanhol, fazendo com que o contributo positivo registado neste mercado emissor venha a ser cada vez mais relevante para o desempenho turístico do Algarve».
De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, entre janeiro e julho foi assinalado um crescimento de 21,9% no número de hóspedes espanhóis, para um total de 229,9 mil hóspedes, e de 13,2% nas dormidas, para um total de 604,8 mil dormidas nos sete primeiros meses do ano.
A ação decorreu no âmbito da promoção no mercado interno alargado do destino turístico, à semelhança das iniciativas de grande impacto promocional que antecederam a época alta do verão, realizadas com grande sucesso na Embaixada de Portugal em Madrid, com o apoio da delegação do Turismo de Portugal, e, novamente, no Consulado Geral de Portugal em Sevilha.