Home » Sítios & Viagens » Regiões Turísticas » O Algarve registou recordes no setor turístico
O Algarve registou recordes no setor turístico
André Gomes, Presidente da RTA_créd Vasco Célio Stills

O Algarve registou recordes no setor turístico

O Algarve registou em 2023 um somatório de recordes no turismo que contribuíram para um volume de receitas nunca antes alcançado pelo setor nesta região. O número de hóspedes registado no último ano totalizou 5,13 milhões, o que significa que superou, tal como em 2019, os cinco milhões, culminando a procura de turistas nacionais e internacionais num crescimento de 1,4% face ao ano pré-pandemia e uma ainda mais pronunciada subida de 7,7% quando comparado com 2022.

Mesmo sem contabilizar as receitas de dezembro (que ainda não estão apuradas), o ano 2023 já pode ser apontado como o mais frutífero para o turismo da região. De janeiro a novembro, os proveitos globais da hotelaria superaram os 1500 milhões de euros no Algarve, mais 9,5% que o total dos 12 meses do ano anterior. Comparando os mesmos 11 meses de 2023 com o total do ano 2019, o acréscimo de receitas é ainda mais expressivo: 27%.

De acordo com os resultados preliminares do turismo nacional em 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística nesta quarta-feira, o Algarve atingiu 20,38 milhões de dormidas, um crescimento de 6,4% face ao ano anterior (ainda a 2,5% de distância de 2019). A taxa de ocupação nas unidades hoteleiras cresceu para 57,8%, 7,3% além dos 53,9% de 2022 e acima dos 56,4% de 2019.

Responsável por dois terços do volume do golfe no país, no Algarve jogaram-se 1,4 milhões de voltas em 2023, número que constitui o máximo histórico do golfe em Portugal. A diversidade de recordes para a região inclui o Aeroporto Gago Coutinho, porta de entrada para 9,64 milhões de passageiros. O aeroporto de Faro nunca tinha recebido tantos passageiros, assinalando uma subida de 18% face a 2022 e 7% quando comparado com 2019, que era até agora o melhor ano turístico de sempre.

“O Algarve é a região por excelência para as férias e períodos mais curtos de descanso de milhões de cidadãos nacionais e internacionais, que aqui encontram praia, golfe, gastronomia e enologia, e um património natural que se estende do mar à serra”, destaca André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. “Na nossa região, a amplitude de produtos turísticos vai do descanso puro à prática de desportos em terra, no ar e no mar. Os nossos visitantes podem escolher entre caminhadas junto à costa, passeios de bicicleta no barrocal e serra em percursos de enorme beleza, atividades náuticas, paraquedismo, motociclismo e automobilismo no mais evoluído autódromo de Portugal, e até a prova de ciclismo profissional com maior número de estrelas internacionais realizada no país.

“O Algarve é um tesouro incontornável, e nunca como em 2023 isso teve tanta expressão no número de hóspedes, nos passageiros do aeroporto e nos proveitos da hotelaria”, salienta o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.