Home » Breves » O Ascensor da Bica comemora o 122º aniversário!
O Ascensor da Bica projetado por Raoul Mesnier de Ponsard, foi inaugurado em 1892

O Ascensor da Bica comemora o 122º aniversário!

Inaugurado em 1892, o Ascensor da Bica que foi o terceiro do seu tipo ao serviço na cidade de Lisboa e é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade, a par dos Elevadores de Santa Justa, da Glória e do Lavra, comemora este sábado, 28 de junho, o 122º aniversário.

O Ascensor da Bica é composto por duas carruagens, cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros.

Projetado pelo engenheiro português Raoul Mesnier de Ponsard, funcionava inicialmente com máquinas a vapor e foi eletrificado em 1916, tendo sido classificado, a par com os Ascensores da Glória, do Lavra e do Elevador de Santa Justa, Monumento Nacional em 2002.

O Ascensor da Bica difere dos seus congéneres pela sua proximidade ao Rio Tejo e pelos atributos cénicos da zona onde se insere. O trajeto deste ascensor começa num edifício setecentista próximo do Cais Sodré (no cruzamento da Rua de São Paulo com a Rua da Bica de Duarte Belo), percorrendo uma íngreme encosta até ao Largo do Calhariz, na entrada do Bairro Alto. A sua curta viagem proporciona uma vista ímpar sobre o rio, ao mesmo tempo que atravessa um bairro popular e tipicamente lisboeta.

Lisboa é conhecida pelas suas sete colinas e caracterizada pela existência de ruas sinuosas e íngremes, que dificultam a circulação pedonal e a mobilidade das pessoas. Tendo em conta estas dificuldades, a CARRIS lançou em 1884 o transporte em ascensores e elevadores.

Estes importantes e históricos meios de transporte, entre os quais o Ascensor da Bica, estão hoje inseridos na Rota dos Ascensores, promovida pela CARRIS, a qual permite a quem visita Lisboa desfrutar de uma visão única sobre a cidade.

Partilhe:
Inaugurado em 1892, o Ascensor da Bica que foi o terceiro do seu tipo ao serviço na cidade de Lisboa e é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade, a par dos Elevadores de Santa Justa, da Glória e do Lavra, comemora este sábado, 28 de junho, o 122º aniversário. O Ascensor da Bica é composto por duas carruagens, cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros. Projetado pelo engenheiro português Raoul Mesnier de Ponsard, funcionava inicialmente com máquinas a vapor e foi eletrificado em 1916, tendo sido classificado, a par…

Review Overview

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.