Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » O Brasil anuncia o Programa TURISMO SEGURO
O Brasil anuncia o Programa TURISMO SEGURO
Cristo Rei / Rio de Janeiro / Brasil (img: Embratur)

O Brasil anuncia o Programa TURISMO SEGURO

O Brasil lança o programa “Turismo Seguro” que pretende reforçar a segurança no setor turístico, uma iniciativa da Embratur e do Ministério do Turismo Brasileiro, que vai desenvolver ações e políticas públicas para ampliar a segurança dos turistas que visitam aquele país.

Para a elaboração do programa, o Ministério do Turismo e a Embratur trabalharam uma parceira em 2021, com o objetivo de desenvolver propostas que atendessem com eficiência os turistas nacionais e estrangeiros.

Entre as lições que a pandemia de Covid-19 deixou para o turista e para o turismo, a necessidade de segurança está entre as mais relevantes. Porém, não se pode perder de vista que a segurança turística é mais ampla e passa por questões que dizem respeito à locomoção, segurança pública, defesa das relações de consumo, infância protegida, direitos humanos, igualdade de gênero, informações acessíveis, integridade física de diversos agentes, alimentação de qualidade, entre diversas outras.

Considerando todos esses pontos, foram criadas 59 ações, que visam contribuir para o posicionamento do Brasil como um destino seguro. Dentre os eixos de atuação estão a segurança pública, as relações de consumo no turismo, o transporte de turistas, a defesa civil, a vigilância sanitária e a comunicação positiva.

“Estamos concretizando propostas que devem aprimorar a segurança turística no nosso país. Uma demanda importante para o turismo que o Governo Federal está dando a devida atenção e que, sem dúvida, refletirá no crescimento do nosso setor”, afirma o Ministro do Turismo, Gilson Machado.

Entre as ações previstas estão, por exemplo, o mapeamento de delegacias especializadas para serem apresentadas de forma acessível aos turistas e a facilitação do registro de ocorrências. Isso faz com que o visitante estrangeiro que chega ao Brasil tenha conhecimento claro sobre o que fazer se houver um incidente e onde denunciar práticas irregulares no turismo.

Agências / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.