Site icon Ipressjournal

O Brasil convida a conhecer a sua biodiversidade

O Brasil convida a conhecer a sua biodiversidade

Nem só de praias se faz o turismo do Brasil.

O Pantanal Brasileiro, é um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo. Existem naquela vastíssima área, diversos locais onde se pode ficar a conhecer mais da fauna e flora do Brasil, um dos países com a maior biodiversidade. Seja explorar florestas ou conhecer a vida de animais selvagens, o Brasil é o destino indicado para expandir os horizontes ligados à natureza. Por ocasião da crescente preocupação dos meio ambiental, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, apresenta o Pantanal, um dos maiores reservatórios de biodiversidade e o principal santuário de vida selvagem do continente.

O Pantanal é uma região natural que engloba a maior zona húmida tropical, assim como os maiores prados inundados. Está localizada principalmente no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, mas estende-se ao Mato Grosso e a porções da Bolívia e do Paraguai. Espalha-se por uma área estimada entre 140.000 e 195.000 quilómetros quadrados. Existem vários ecossistemas sub-regionais no Pantanal, cada um com características hidrológicas, geológicas e ecológicas distintas.

O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal foi registado pela UNESCO como Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera em 2000, compreendendo o Parque Nacional Mato-Grossense do Pantanal e as Reservas Particulares de Proteção Natural Acurizal, Penha e Dorochê. O bioma é o maior sistema contínuo de água doce inundada do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida selvagem.

Os turistas portugueses podem ficar a conhecer não só um local único de biodiversidade mas também experienciar a maior concentração de vida selvagem do continente Americano. O final do Outono brasileiro, que se vive no mês de junho, é a altura ideal para visitar o Pantanal porque garante emoções fortes, uma vez que a seca faz com que os animais se desloquem para a beira dos rios para beber água, tornando mais fácil ver jaguares, crocodilos e muito mais de perto. Outro ponto positivo para ir ao Pantanal nesta época do ano é o facto de ser mais fácil circular naquelas zonas, uma vez que as estradas de terra não estão tão inundadas como é habitual. O destino é obrigatório para aqueles que querem observar mais da vida selvagem, além de explorar as incríveis belezas que só o Pantanal oferece.

Uma das atividades mais populares no Pantanal é o spotting noturno, que pode ser feito de carro ou barco. Como muitos animais têm hábitos noturnos, este é um período ideal para encontrar jacarés, lobos e os famosos jaguares pintados, um dos símbolos do Brasil.

Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, é a porta de entrada para as áreas do Pantanal Norte. A partir da capital, os turistas podem chegar às cidades de Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço. Os destinos oferecem experiências únicas em alojamentos em ecolodges que promovem uma maior imersão na natureza. Há muitas atividades em que os visitantes podem participar, tais como conhecer comunidades indígenas, permanecer nas quintas de conservação, e provar a cozinha local – incluindo jacarés, guisado de piranha, uma grande variedade de peixes de água doce e tererê, uma bebida local feita a partir de chá de erva-mate gelado.

Como chegar lá:

A melhor meio para chegar a Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, é através do Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB). A partir do aeroporto, os turistas podem alugar um carro ou apanhar autocarros no Terminal Rodoviário de Cuiabá para chegar às outras cidades.

SOBRE A AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO (EMBRATUR)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) é responsável pela implementação da Política Nacional de Turismo nas áreas de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. A Embratur contribui para gerar desenvolvimento social e económico para o país, aumentando o fluxo de turistas internacionais para destinos nacionais.

Partilhe:
Exit mobile version