Home » Atualidade » Internacional » O Brasil está imerso numa grave crise de insegurança pública!
Segundo dados divulgados, apenas 8% dos crimes de morte, são resolvidos no Brasil | Img: epocaestadobrasil

O Brasil está imerso numa grave crise de insegurança pública!

O mais recente “Relatório de Violência 2014” brasileiro, da autoria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, refere que 2012, foi o ano com maior número de homicídios desde 1980, o que significa que as campanhas para o desarmamento, não surtiram qualquer efeito, na redução dos níveis de criminalidade naquele país sul americano.

Segundo o relatório que será divulgado dentro de algumas semanas, no ano de 2012, foram assassinadas no Brasil 56.337 pessoas, um valor na ordem dos 7,9% acima do verificado em 2011. A taxa de homicídios, que teve em consideração o crescimento populacional, aumentou 7%, o que representa, 29 vítimas por cada 100 mil habitantes.

Os dados estatísticos que serviram para preparar este relatório, reportam ao ano de 2012, por ser o ano mais recente com registo de dados, considerados recorde absoluto, quando comparados com dados históricos do SIM – Sistema de Informações de Mortalidade, entidade do Ministério da Saúde Brasileiro, baseados no número de certidões de óbito emitidas a nível nacional.

Atualmente, mais de oito milhões de armas adquiridas de forma legal estão em situação irregular, ou seja, fora de controlo, segundo os dados do Sistema Nacional de Armas, um serviço da responsabilidade da Policia Federal. Em 2010 havia cerca de nove milhões de armas de fogo com registro e controlo, mas em 2014, esse número sofreu uma queda abismal, baixando drásticamente para as 600 mil.

Mas para alguns especialistas, dirigentes de organizações de defesa do cidadão, o problema do agravamento da criminalidade no Brasil, não tem unicamente a ver com o número de armas cujo registo ainda não foi renovado, porque essa é uma consequência da burocracia e do tempo indeterminado que se leva para renovar uma licença, na opinião desses especialistas, a principal preocupação das forças de segurança pública, deveria ser o ataque direto ao volumoso tráfico de armas, que alimenta a criminalidade sem ser devidamente punido.

O problema maior está na impunidade, essa é para esses especialistas, a principal razão para o agravamento da violência e do crescente número de homicidios, a impunidade é o principal fator, uma vez que apenas 8% dos crimes de morte, são resolvidos no Brasil.

Partilhe:
O mais recente "Relatório de Violência 2014" brasileiro, da autoria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, refere que 2012, foi o ano com maior número de homicídios desde 1980, o que significa que as campanhas para o desarmamento, não surtiram qualquer efeito, na redução dos níveis de criminalidade naquele país sul americano. Segundo o relatório que será divulgado dentro de algumas semanas, no ano de 2012, foram assassinadas no Brasil 56.337 pessoas, um valor na ordem dos 7,9% acima do verificado em 2011. A taxa de homicídios, que teve em consideração o crescimento…

Review Overview

User Rating: 4.5 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.