Site icon Ipressjournal

O Calvário dos dissidentes em Cuba

O Calvário dos dissidentes em Cuba

Lisset Naranjo Girón, opositora e Dama de Branco, falecía em Havana em 2021, aos 36 anos, vítima de uma uma vida de pobreza, doença e repressão

Por escrever esta nota, se o regime julgar pertinente, pode abrir um processo contra mim e punir-me com até vinte anos de prisão, de acordo com a atual Lei 88 aprovada em fevereiro de 1999. Para receber o pagamento das minhas contribuições ao Diario Las Américas , de acordo com o novo Código Penal, posso ser condenado a dez anos de prisão.

Se deixei este comentário nas redes sociais: “Simplesmente porque são inimigos dos Estados Unidos, seu inimigo, o regime cubano apoia uma ditadura de opereta na Nicarágua, é aliado de uma nação que viola os direitos de homossexuais como a Rússia e de um asilo autocrático como a Coreia do Norte”, a punição pode variar, dependendo de quem o julgue, de uma multa de três mil pesos, de acordo com a Lei 370, ou três anos de sanção penal se a Lei 35 me for aplicada.

Os colegas que editam o jornal digital ’14ymedio’ em Havana, além de aplicar qualquer uma das leis atuais que tentam amordaçar o jornalismo independente, podem ser punidos com uma sanção adicional por ‘afetar a paz mundial’ ou qualquer um dos disparates legais implementados para punir a liberdade de expressão em Cuba.

Não me considero um herói. Mas desde que comecei a escrever em dezembro de 1995 na agência de imprensa independente Cuba Press, dirigida pelo formidável poeta e jornalista Raúl Rivero, falecido em 6 de novembro de 2021 em Miami, aceito as consequências para meu modo de pensar.

Se algo nunca faltou aos que se opõem ao Castrismo, são as leis e as sanções que prometem longos anos de prisão ou até a pena de morte.

Portanto, o novo Código Penal, onde as regras contra a dissidência são ampliadas, é mais do mesmo. Mais uma mensagem do regime para nos avisar que vivemos no fio da navalha. Que temos poucas opções para nos defender. Se abrirem um processo contra nós, nem mesmo o melhor advogado do mundo pode impedir-nos de ir para a cadeia: as sanções contra os opositores são pré-estabelecidas pelo Estado.

Anos atrás eu decidi ser transparente. Minha opinião de que Cuba, mais cedo ou mais tarde, começará o caminho para a democracia, sempre escrevi e assinei com meu nome e sobrenome nos meios digitais e impressos onde publico há mais de 25 anos.

Sou um jornalista desconfortável. Não tenho compromissos com nenhum grupo de oposição ou nenhuma corrente política. O meu compromisso é com o jornalismo. Reconheço que o novo Código Penal aprovado intimida um setor da oposição e do jornalismo livre. E diante da perspectiva de futuras sanções criminais, decidem deixar o país.

Quando um opositor entra no radar da Segurança do Estado, o assédio é bestial. A hostilidade da polícia política afeta a sua família, amigos e vizinhos do bairro. Quase todos os ativistas e repórteres que deixaram o país foram presos várias vezes, foram presos e assediados de inúmeras maneiras.

Camila Acosta, jornalista independente, foi despejada até oito vezes da casa alugada onde morava, devido à pressão exercida pela Segurança do Estado sobre seus proprietários. Luz Escobar foi forçada pela Segurança do Estado a prisão domiciliar forçada em sua própria casa.

A repressão em Cuba é constante. Por isso, opositores e jornalistas deixaram sua terra natal ou estão fazendo as malas, principalmente os mais jovens.

Atualmente a oposição interna e o jornalismo sem mordaça estão em baixa. Quando você conversa com qualquer dissidente, eles falam sobre os seus planos de emigrar.

Como o programa de refugiados políticos da Embaixada dos Estados Unidos em Havana não funciona há vários anos, os ativistas traçam o seu itinerário como qualquer imigrante irregular, tentando chegar à fronteira sul dos Estados Unidos e lá solicitar asilo ou atravessar ilegalmente.

Lembro-me do caso de Ramón Arboláez, de Villa Clara, paciente com câncer, que em 2016 fugiu de Cuba com a esposa e dois filhos, perseguido pela polícia política. Graças à gestão de Maite Luna, repórter de Miami e ao acompanhamento do Diario Las Américas, recebeu o visto humanitário depois de ter ficado dois meses retido no México.

O oposicionista José Daniel Ferrer, os artistas Luis Manuel Otero, Maykel Osorbo e o jornalista independente Lázaro Yuri Valle Roca estão presos há meses sem serem julgados. O regime propôs a troca da prisão pelo exílio para os quatro . Eles não aceitaram. A ativista Anamely Ramos é vítima do exílio político no século XXI.

Os dissidentes da Ilha têm cada vez mais dificuldade. Como a grande maioria dos cubanos, eles sofrem com a crise econômica, o aumento da inflação e a escassez generalizada. Eles têm que fazer fila durante horas para comprar um pacote de frango ou um saco de detergente. O estado de saúde de vários veteranos da oposição é frágil.

Juan González Febles, jornalista independente que completou 72 anos em 21 de maio, sofre de demência senil e incontinência urinária. “Ele e sua esposa Ana Torricella, também jornalista independente, estão a passar fome”, conta-me um amigo comum. Febles e Luis Cino fundaram o jornal digital Primavera Digital em novembro de 2007, que também passou a ter edição impressa a partir de junho de 2012, com circulação semanal.

Em Cuba, dissidentes e jornalistas independentes não têm proteção trabalhista, não têm direito a licença médica, férias ou reforma. Um exemplo é o de minha mãe, Tania Quintero Antúnez, nascida em Havana em 1942, e desde novembro de 2003 vive na Suíça como refugiada política. Em agosto de 1959, com apenas 17 anos, começou a trabalhar. Quando em 4 de abril de 1996, aos 54 anos, foi expulsa do ICRT, onde trabalhava como repórter dos Serviços Informativos da Televisão Cubana, por se ter tornado jornalista independente da Cuba Press, 37 anos de trabalho em instituições pertencentes ao Estado, foram jogados ao mar. Não lhe pagaram um centavo da pensão a que tinha direito pelo direito nacional e internacional.

Alguns morrem desamparados. Vladimiro Roca, um adversário de destaque que em 1997, juntamente com Martha Beatriz, René Gómez Manzano e Félix Bonne Carcassés (em 2017 morreu de ataque cardíaco, cego e esquecido), foi um dos editores de La Patria es de Todos, vendeu a residência que tinha em Nuevo Vedado e mudou-se para um apartamento pequeno e quente. Com o dinheiro da venda da casa paga a velhice.

Luis Cino, 62 anos, colunista brilhante, vive no limite. Cuida de uma tia doente e sustenta a família com um salário de cerca de 15.000 pesos por mês, mas devido ao aumento da inflação, ele não tem o suficiente para comer. “Se eu, que ganho quase quatro vezes o salário médio em Cuba, me vejo negro, imagine aqueles que ganham menos ou cujas pensões são mais baixas. Tenho amigos e vizinhos que vão para a cama sem comer.”

Nem a Associação Interamericana de Imprensa (SIP), o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), nem o Repórter Sem Fronteiras (RSF) têm orçamentos que lhes permitam enviar bolsas ou subsídios a jornalistas que vivem em países com regimes ditatoriais. Porque suas vidas estão em perigo, por causa da idade ou problemas de saúde, eles pararam de escrever.

Há alguns anos, havia um programa nos Estados Unidos, dirigido por exilados cubanos, que a cada dois ou três meses enviava pacotes de alimentos, higiene e remédios aos dissidentes mais necessitados de Cuba. Por razões desconhecidas foi abolido, não existe mais.

Devido às dificuldades econômicas e constantes ameaças de prisão, opositores na faixa dos 60 e 70 anos procuram emigrar. “É preferível estar num Lar em Miami do que viver sem saber o que vai comer em Cuba e com a Segurança assediando você 24 horas por dia”, confessa um ativista de Santiago de Cuba que, morando longe de Havana, não é tão conhecido. Muitos compatriotas da diáspora, ajudam do próprio bolso, dissidentes na ilha, mas é preciso algo mais do que altruísmo.

Ivan Garcia
Jornalista independente / Desde La Habana

Foto: Depois de uma vida de pobreza, doença e repressão, em 10 de abril de 2021, Lisset Naranjo Girón, figura da oposição e Dama de Branco, morreu em Havana aos 36 anos. Como escreveu o fotógrafo e ativista Claudio Fuentes no seu Facebook, de onde a foto foi retirada, “a falta de proteção dos dissidentes e presos políticos em Cuba não é responsabilidade apenas do castrismo”.

Partilhe:
Exit mobile version