Home » Máquinas & Motores » Automóveis » O coração do CUPRA VZ5 é velocidade feita à mão
O coração do CUPRA VZ5 é velocidade feita à mão

O coração do CUPRA VZ5 é velocidade feita à mão

Pode dizer-se que o motor é o coração do veículo. O que muitas pessoas não sabem é que no caso do CUPRA Formentor VZ5, o modelo mais poderoso da marca, este coração é o resultado de um processo completamente artesanal. O veículo desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, apresenta um motor de cinco cilindros que é montado na linha de motores de alta performance da Audi Hungaria, em Gyor (Hungria). Uma tarefa que é realizada com uma coreografia manual meticulosa para assegurar a máxima performance.

Uma obra de grande artesanato. “Na produção de um motor tão exclusivo e de alta performance como o CUPRA Formentor VZ5, o artesanato é essencial”, explica Robert Buttenhauser, Membro do Conselho de Gestão de Produção de Motores da Audi Hungria. Dada a sua natureza excecional e complexidade, a atenção aos detalhes é ainda mais essencial. É por isso que apenas os profissionais mais qualificados têm um lugar nesta linha. “A equipa envolvida na sua produção é constituída por perfis altamente qualificados que foram escolhidos pelo seu talento, experiência e paixão”, comenta. Depois de ter passado anos em outros postos de trabalho de montagem de motores, “aqui chegam aqueles que demonstraram a sua capacidade de realizar trabalhos que exigem uma precisão meticulosa“, acrescenta Buttenhauser.

Um puzzle milimétrico. São necessárias 500 peças e até 40 pessoas para montar um único motor. A dedicação é tal que só são produzidos 77 destes motores por dia. Um número em consonância com o modelo exclusivo a que pertencem, o CUPRA Formentor VZ5, uma edição limitada da qual haverá apenas 7.000 unidades em todo o mundo e que é a expressão máxima da performance de combustão para os amantes de automóveis, antes da marca concretizar a sua ambição de se tornar 100% elétrica até 2030.

Performance posta à prova. O CUPRA Formentor VZ5, que recebeu o seu nome a partir da palavra “veloz”, é o culminar da desportividade num modelo de motor de combustão. Para Christoph Vierling, Chefe de Desenvolvimento de Veículos e Chassis da CUPRA “este veículo redefine a engenharia e eleva a sua potência ao limite.” E acrescenta: “um exemplo disso é o som característico do seu motor de cinco cilindros, batidas de pura emoção.” Consequentemente, os testes de performance a que o motor é submetido são tão únicos como o próprio veículo. “100% dos motores são exaustivamente testados nesta linha”, explica Buttenhauser. “Para corresponder aos 390 cv de potência do CUPRA Formentor VZ5, cada motor é testado a quente, iniciado e ensaiado antes de ser colocado no carro“, acrescenta.

Os números do CUPRA Formentor VZ5
Motor de 5 cilindros
Potência de 390 CV
Velocidade máxima 250 km/h (limitado eletronicamente)
Jantes de liga leve de 20 polegadas
Pinças de travão Akebono de seis pistões, discos ventilados e perfurados de 375 x 36 mm
7.000 unidades exclusivas

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.