Home » M√°quinas & Motores » Autom√≥veis » O cora√ß√£o do CUPRA VZ5 √© velocidade feita √† m√£o
O coração do CUPRA VZ5 é velocidade feita à mão

O coração do CUPRA VZ5 é velocidade feita à mão

Pode dizer-se que o motor é o coração do veículo. O que muitas pessoas não sabem é que no caso do CUPRA Formentor VZ5, o modelo mais poderoso da marca, este coração é o resultado de um processo completamente artesanal. O veículo desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, apresenta um motor de cinco cilindros que é montado na linha de motores de alta performance da Audi Hungaria, em Gyor (Hungria). Uma tarefa que é realizada com uma coreografia manual meticulosa para assegurar a máxima performance.

Uma obra de grande artesanato. ‚ÄúNa produ√ß√£o de um motor t√£o exclusivo e de alta performance como o CUPRA Formentor VZ5, o artesanato √© essencial”, explica Robert Buttenhauser, Membro do Conselho de Gest√£o de Produ√ß√£o de Motores da Audi Hungria. Dada a sua natureza excecional e complexidade, a aten√ß√£o aos detalhes √© ainda mais essencial. √Č por isso que apenas os profissionais mais qualificados t√™m um lugar nesta linha. “A equipa envolvida na sua produ√ß√£o √© constitu√≠da por perfis altamente qualificados que foram escolhidos pelo seu talento, experi√™ncia e paix√£o‚ÄĚ, comenta. Depois de ter passado anos em outros postos de trabalho de montagem de motores, “aqui chegam aqueles que demonstraram a sua capacidade de realizar trabalhos que exigem uma precis√£o meticulosa“, acrescenta Buttenhauser.

Um puzzle milim√©trico. S√£o necess√°rias 500 pe√ßas e at√© 40 pessoas para montar um √ļnico motor. A dedica√ß√£o √© tal que s√≥ s√£o produzidos 77 destes motores por dia. Um n√ļmero em conson√Ęncia com o modelo exclusivo a que pertencem, o CUPRA Formentor VZ5, uma edi√ß√£o limitada da qual haver√° apenas 7.000 unidades em todo o mundo e que √© a express√£o m√°xima da performance de combust√£o para os amantes de autom√≥veis, antes da marca concretizar a sua ambi√ß√£o de se tornar 100% el√©trica at√© 2030.

Performance posta √† prova. O CUPRA Formentor VZ5, que recebeu o seu nome a partir da palavra “veloz”, √© o culminar da desportividade num modelo de motor de combust√£o. Para Christoph Vierling, Chefe de Desenvolvimento de Ve√≠culos e Chassis da CUPRA “este ve√≠culo redefine a engenharia e eleva a sua pot√™ncia ao limite.” E acrescenta: “um exemplo disso √© o som caracter√≠stico do seu motor de cinco cilindros, batidas de pura emo√ß√£o.” Consequentemente, os testes de performance a que o motor √© submetido s√£o t√£o √ļnicos como o pr√≥prio ve√≠culo. “100% dos motores s√£o exaustivamente testados nesta linha”, explica Buttenhauser. “Para corresponder aos 390 cv de pot√™ncia do CUPRA Formentor VZ5, cada motor √© testado a quente, iniciado e ensaiado antes de ser colocado no carro“, acrescenta.

Os n√ļmeros do CUPRA Formentor VZ5
Motor de 5 cilindros
Potência de 390 CV
Velocidade m√°xima 250 km/h (limitado eletronicamente)
Jantes de liga leve de 20 polegadas
Pin√ßas de trav√£o Akebono de seis pist√Ķes, discos ventilados e perfurados de 375 x 36 mm
7.000 unidades exclusivas

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.