Home » Atualidade » Internacional » O degelo da Antártida promete futuros catastróficos

O degelo da Antártida promete futuros catastróficos

O alerta continua a ser dado apesar da surdez que invade os principais decisores políticos mundiais, mas cada vez mais, a ciência vai somando dados e concluindo que o gelo na Antartida está a perder volume, o que significa futuros muito maus para o futuro da humanidade.

Os cientistas de duas instituições norte americanas, da Universidade da Califórnia e do Centro de Pesquisa de Terra e Espaço em Corvallis, tem estado a monitorizar o volume das calotas de gelo na antártida e o nível do mar, revelando que o gelo nos mares que rodeiam a antártica tem estado a reduzir drásticamente nas últimas duas décadas, fazendo elevar o nível do mar.

Segundo os cientistas daquelas instituições, a observação dos dados obtidos nas missões de satélite realizadas entre 1994 e 2013, dizem que a maior parte da massa de gelo nos mares que circundam as plataformas da antártida, tem estado a desaparecer de forma preocupante.

Desde os anos 90 que os satélites tem auxiliado a monitorizar a antártida, obtendo dados que mostram resultados consistentes entre si, mesmo consideradas as margens de incerteza.

Como a humanidade não assuma que é tempo de adotar medidas sérias e responsáveis, no sentido de reduzir a intensidade do degelo da antártida, colocando de parte a insensibilidade e a ganância que pauta as atitudes dos principais decisores do planeta, o futuro dos filhos dos próximos filhos, pode estar seriamente em causa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.