Home » Cultura » Teatro » O Elogio da Loucura pela Barraca em Palmela
O Elogio da Loucura pela Barraca em Palmela

O Elogio da Loucura pela Barraca em Palmela

“O Elogio da Loucura”, é a peça apresentado pela Companhia de Teatro “A Barraca”, no dia 27 de março, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

O espetáculo, com entrada gratuita, é da autoria de Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra, a partir de Erasmo de Roterdão e integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro, iniciativa do Município de Palmela com os grupos de teatro do concelho.

Sinopse

Erasmo, um construtor da Europa

«Erasmo era cristão, mas sabia ver as falhas que existiam no fanatismo religioso, na opressão da igreja católica e o seu mundo de corrupção de que foi um ponto alto e inconcebível a invenção das Indulgências! Uns papéis que eram vendidos para absolver dos pecados quando chegasse o Juízo Final! Ele denunciou essa prática, que depois Lutero imitou e deu origem à cisão Protestante.

Claro que este teólogo e pensador criticava também muitos comportamentos e pensamentos da sociedade, não só do seu tempo, mas de abrangência Universal e atemporal. E como verdadeiro homem do Renascimento, construiu um humanismo de raiz cristã, unindo a sabedoria da Antiguidade com a ética do Cristianismo, que combatia a hipocrisia de cristãos que cometiam erros e diziam que a culpa era do Diabo!

Este novo homem do Renascimento tinha confiança em si próprio, conquistada com uma luta que o transformou no grande instrumento da sua época, livre de ter como único socorro a graça divina. Fugia do medo e do pessimismo e olhava o futuro com optimismo, confiando na sua acção, no seu livre-arbítrio. E como não era fanático, compreendeu sempre que um ateu é preferível a um falso cristão, como já disse o Papa Francisco.

Foi o “homem Europeu”, cidadão do mundo que espalhou a sua mensagem pela Flandres, onde nasceu, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Suíça, onde terminou os seus dias também fugindo à Inquisição.

Entre as muitas amizades que criou é de realçar Thomas More, autor de “Utopia” e a quem ele dedicou a obra-prima ” O Elogio da Loucura”, cuja agudeza satírica e coragem continuam a ser um bálsamo para os nossos tempos.
Talvez fosse de começarmos a pensar num Neo-Renascimento».

DIA MUNDIAL DO TEATRO – O ELOGIO DA LOUCURA

De Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra

Pela Companhia de Teatro A Barraca

Duração: 120 min.

Destinatários: M/12

Entrada gratuita

Org.: Câmara Municipal de Palmela

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.