Home » Desporto » Futebol » O espaço que o futebol ocupa na comunicação social

O espaço que o futebol ocupa na comunicação social

Um estudo realizado pela Cision para perceber qual o peso que o futebol tem nos meios de comunicação social portugueses, conclui pela enorme influência que o tema “futebol nacional” assume nas escolhas editoriais dos meios de comunicação em Portugal.

Na época desportiva de 2014/2015, entre os dias 11 de julho de 2014 e 30 de junho de 2015, o futebol nacional gerou mais de meio milhão de notícias nos meios de informação analisados, tendo em consideração apenas as notícias que envolveram equipas portuguesas.

Foram produzidas, neste período, 537462 notícias relativas ao futebol nacional, nos meios de comunicação social observados.

Os meios online foram os que mais contribuíram para o avolumar deste resultado, com 217643 artigos produzidos sobre o futebol português. Já na imprensa, o número de notícias registadas foi menor, ficando-se pelos 136955 artigos dedicadas ao tema.

No meio televisivo verificou-se o impressionante registo de 182846 notícias, que se traduziram em 11187 horas de emissão dedicadas ao tema futebol nacional.

Para que se perceba bem a dimensão deste resultado, basta pensar que se somarmos os tempos de exposição televisiva dos 21 canais de televisão analisados, o espaço televisivo alcançado ascende a 466 dias de emissão. Tudo isto em apenas uma época desportiva.

No caso particular do meio televisivo, importa salientar que foram os canais temáticos informativos os que mais espaço do seu alinhamento reservaram ao futebol que envolve equipas portuguesas, representando 50% do tempo total de exposição registado em meio televisivo. Seguiram-se os canais temáticos desportivos com 29%, os canais generalistas com 9% e outros canais com 11%.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – são todas as notícias sobre futebol envolvendo equipas portuguesas, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social.

O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 11 de julho de 2014 e 30 de junho de 2015.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.