Home » Sa√ļde » O Excesso de prote√≠na animal pode causar pedras nos rins!
Excesso de proteína animal pode causar pedras nos rins!
Excesso de proteína animal pode causar pedras nos rins!

O Excesso de proteína animal pode causar pedras nos rins!

A combinação entre uma alimentação pouco saudável e uma fraca hidratação propicia a condição ideal para a formação de pedras nos rins. O urologista Estêvão Lima deixa alguns conselhos para evitar esta condição dolorosa que afeta cerca de 800 mil portugueses.

‚ÄúExistem algumas regras b√°sicas que podem ajudar a tratar ou prevenir os c√°lculos renais. Por exemplo, √© importante que as pessoas deem prefer√™ncia a produtos l√°cteos desnatados, uma vez que estes s√£o ricos em c√°lcio e diminuem a probabilidade de cristaliza√ß√£o. Por outro lado, deve evitar-se o consumo excessivo de prote√≠nas de origem animal, pois aumentam a produ√ß√£o de √°cido √ļrico, um dos componentes das pedras nos rins‚ÄĚ, explica Est√™v√£o Lima, urologista do Hospital Lus√≠adas Porto.

E acrescenta: ‚ÄúO sal tamb√©m deve ser evitado, na medida em que o s√≥dio facilita a deposi√ß√£o de sais no organismo. √Č igualmente importante beber muita √°gua, entre um litro e meio a dois litros, dependendo da temperatura ambiente, humidade relativa e tipo de alimenta√ß√£o. Claro que se a pessoa pratica exerc√≠cio, deve redobrar este cuidado. Quanto mais clara for a urina, menor ser√° a concentra√ß√£o de i√Ķes, assim como ser√° menor a probabilidade de forma√ß√£o de c√°lculos‚ÄĚ.

A abordagem terapêutica é baseada na composição e localização dos cálculos renais. Os tratamentos mais comuns incluem um método de tratamento não invasivo dos cálculos do aparelho urinário, denominada litotrícia extracorporal por ondas de choque, ou por ureterorrenoscopia, na qual é feita uma exploração endoscópica do ureter, sendo o cálculo posteriormente fragmentado e retirado com pinças.

‚ÄúSe o tamanho for muito diminuto, n√£o significa que se ter√° de realizar qualquer interven√ß√£o, pois o c√°lculo pode sair por si. Mas a preven√ß√£o ter√° de ser refor√ßada, para n√£o aumentar o n√ļmero de c√°lculos ou as suas dimens√Ķes e deve sempre procurar-se um especialista, dado que um c√°lculo de pequena dimens√£o pode dar problemas, provocando infe√ß√Ķes generalizadas‚ÄĚ, conclui.

O cálculo ou a pedra, é inicialmente formado no rim, onde pode ficar durante muitos anos sem qualquer sintomatologia. Quando se desloca para a bexiga através do ureter, uma estrutura muito fina e delicada, provoca a cólica renal, extremamente dolorosa, levando as pessoas a procurar um médico de urgência.

LS/CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.