Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » O Festival do Moscatel promoveu vinhos da região
O Festival do Moscatel promoveu vinhos da região

O Festival do Moscatel promoveu vinhos da região

A 5.ª edição do Festival do Moscatel, que decorreu na Pousada de Palmela, no último fim de semana (2 e 3 de dezembro), recebeu mais de 3 mil visitantes que tiveram a oportunidade de adquirir e provar os melhores vinhos e produtos regionais.

O programa do evento integrou uma mostra, provas e venda de vinhos da casta Moscatel, com a presença de oito produtores da região: Adega Camolas, Adega de Palmela, Adega de Pegões, Casa Ermelinda Freitas, Filipe Palhoça Vinhos, Quinta de Catralvos, Quinta do Piloto e Venâncio da Costa Lima. Os produtos regionais também estiveram presentes, com venda de compotas, doçaria regional, chocolates, Queijo de Azeitão e frutos secos. Num estímulo a novos momentos de consumo do Moscatel de Setúbal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal levou ao Festival cocktails com base Moscatel.

A par do Mercado, decorreram 21 atividades, sempre com lotação esgotada, como provas técnicas comentadas, workshops, showcookings e um jantar temático, que promoveram produtos como o Queijo de Azeitão, o chocolate, o gin ou as ostras. Destaque para o “Mastercook Fins de Semana Gastronómicos”, no domingo, momento de lançamento de uma receita exclusiva, conduzido pela Chef Marta Nunes, madrinha do programa de promoção gastronómica “Palmela, Experiências com Sabor!”.

A animação musical foi permanente, com DJ convidado, e o Festival encerrou com o concerto “Sons do Moscatel”, com Pedro Monchique e Sandro Ferro, e a atuação da DançArte na Igreja de Santiago.

Paralelamente, o programa integrou ainda duas visitas orientadas ao Castelo de Palmela e atividades Especial Kids.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, para promover este vinho generoso. Tanto os promotores envolvidos, como os participantes e visitantes fazem um balanço bastante positivo desta edição do Festival.

A iniciativa enquadrou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e 17 – Parcerias para o Desenvolvimento dos Objetivos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.