Home » Atualidade » Internacional » O GIGANTE NÃO ESTÁ MAIS ADORMECIDO

O GIGANTE NÃO ESTÁ MAIS ADORMECIDO

Lucieny Martins

Lucieny Martins

Os R$ 0,20 de aumento na tarifa de ônibus em São Paulo foi só uma fagulha que acendeu o estopim para explodir a insatisfação contida durante muito tempo.

A imagem que o governo passa para o mundo é de que está acabando com a pobreza, que está melhorando e aumentando o poder de compra da classe média/baixa, que a inflação é mínima, e que a polícia pode oferecer segurança, mas o que vivemos não é bem assim. A saúde precaríssima, pacientes sem vagas nos hospitais, aguardando nos corredores e alguns morrendo sem atendimento, a educação se arrastando, juros altos, violência aumentando e no meio disso tudo, os salários e benefícios dos políticos nas alturas, os gastos com a preparação para a Copa de bilhões de reais, gastos estes não tão bem justificados, a PEC 37 – Proposta de Emenda Constitucional – que na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos. A lista de insatisfações é grande.

Acompanhando o movimento na rua, na TV, na Internet, nos jornais e nas redes sociais (esta última, a maior contribuinte da mobilização), o número de pessoas aumenta a cada dia, e faço destes gritos os meus, eles me representam, enquanto pacificamente, claro.

Infelizmente em meio a maioria bem intencionada e consciente, aparecem os vândalos, baderneiros e bandidos (felizmente a minoria). Pessoas que aproveitam da ocasião para depredarem e saquearem bancos, comércio, carros, e usam até de violência física. Estas pessoas, com certeza, não me representam, elas não estão ali para se fazerem ouvir, e acaba prejudicando um ato legítimo.

Somos um povo pacífico, do bem, felizes, apesar de tudo. Mas infelizmente, elegemos e reelegemos os mesmos corruptos, por falta de opção. Por não ter um melhor, votamos no menos ruim, aquele que rouba mas faz alguma coisa… é muito triste!

O povo se acomoda com “bolsas” que são distribuídas pelo governo e esquece que precisa de atendimento médico digno, educação para seus filhos, necessidades básicas. Um país sem educação é bom para corrupção.

Espero que este povo que está nas ruas hoje, esteja atento nas próximas eleições, não entreguem seus votos a troco de migalhas de enganação, e façam valer os seus direitos. Votamos para ter representantes nossos, defensores dos nossos interesses e não para os deles.

O governador de São Paulo, disse em uma entrevista, que se tratava de “um movimento político, pequeno”. Como o movimento foi bem difundido pelas redes sociais, não duvido que possa ter havido um dedo de algum político oportunista, mas espero que caso seja verdade, o tiro tenha saído pela culatra, porque o  “interessado” vai ter que rever seus conceitos e suas próximas ações, pois se ele quer o poder, vai ter que encarar um povo sem vendas e decidido a defender seus direitos.

“Nossos representantes” não contavam com esta reação da população, ainda mais numa época de alegria para a nação do futebol. O povo acostumado a dar sempre um “jeitinho” para sobreviver e acomodado, resolve arregaçar as mangas e lutar por soluções. Acho que foi a melhor hora para serem vistos, com os olhos do mundo voltados para nós.

Pela primeira vez na minha vida, vejo as atenções de uma competição internacional de futebol  ofuscadas. Apesar da gente parar para assistir os jogos e torcer pelo nosso país, nem parece que estamos em meio a Copa das Confederações.

Transcrevo aqui uma frase usada na manifestação que representa a minha esperança:
“O Brasil não vai mudar em 1 dia… mas os dias de mudanças já começaram! Hoje somos manifestantes, em 2014 seremos eleitores! Fica a dica governantes!”

Estamos no caminho e alertas!
“Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza…
…- Paz no futuro e glória no passado…”

Por: Lucieny Gonçalves Martins no Brasil
“escreve em português do Brasil”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.