Home » M√°quinas & Motores » Autom√≥veis » O ic√≥nico Volvo P1800 comemora 60 Anos
O icónico Volvo P1800 comemora 60 Anos

O icónico Volvo P1800 comemora 60 Anos

O Volvo P1800, modelo considerado ic√≥nico na hist√≥ria da marca, comemora 60 anos, um desportivo de forte inspira√ß√£o italiana, criado pelo designer sueco Pelle Petterson, modelo que foi protagonista de momentos muito especiais, como foi a participa√ß√£o na s√©rie televisiva “O SANTO”, onde era conduzido por Roger Moore.

A produ√ß√£o deste modelo iniciou-se em 1961, no in√≠cio da produ√ß√£o, √© p√ļblico que a Volvo n√£o tinha capacidade para o produzir o modelo de forma global, da√≠ a sua constru√ß√£o ter sido subcontratado no Reino Unido, o chassis era produzido na Esc√≥cia e a montagem final realizada em Inglaterra.

Em 1963, a Volvo conseguiu transferir a montagem para Gotemburgo e, em 1969, também a produção do chassis para Olofström, na Suécia

O piso do Volvo P1800 foi baseado no modelo Volvo 121/122S. O automóvel apresentava um novo motor de 1.8-litros e 4 cilindros Рo clássico motor Volvo B18 Рinicialmente com 100 cv que passaria posteriormente para 108, 115 e 120 cv.

Ao longo dos anos, o 1800 foi testando várias alternativas de novos motores. No Outono de 1968, foi introduzido um novo motor de 2.0 litros, o B20, com uma potência de 118 cv. Um ano mais tarde foi apresentada uma nova versão com injeção de combustível.

Em 1971, a Volvo apresentou uma nova vers√£o do autom√≥vel, o 1800 ES. Este modelo tinha um design traseiro completamente novo em rela√ß√£o √†s suas vers√Ķes antecessoras. O teto foi estendido e o perfil assemelhava-se ao de uma carrinha desportiva pois tinha mais capacidade de bagagem. Esta nova vers√£o foi produzida durante dois anos em 1972 e 1973.

Em 1973 acabaria o ciclo de produção deste automóvel histórico. Em boa parte, o final da sua produção deveu-se às exigências de segurança mais rigorosas no mercado norte americano que tornariam o seu fabrico demasiado caro para as tentar cumprir.

SUCESSO MUNDIAL COM A SERIE ‚ÄúO SANTO‚ÄĚ

Este modelo ganhou sucesso mundial na s√©rie televisiva ‚ÄúO Santo‚ÄĚ, que causou furor na d√©cada de 60.
De cor branco pérola este 1800S, era a viatura da personagem Simon Templar protagonizada por Roger Moore.

Este automóvel foi produzido na fábrica da Volvo de Torslanda, em Gotemburgo, em novembro de 1966 e vinha equipado com rodas Mini-Lite, faróis antinevoeiro Hella e um volante de madeira Volvo.
No seu interior, este modelo ainda possui alguns detalhes da série como um termómetro no painel e um ventilador localizado no habitáculo, que servia para refrescar os atores durante as filmagens.
Moore foi mesmo o primeiro proprietário deste famoso modelo. A sua matrícula londrina, NUV 648E, foi registada a 20 de janeiro de 1967.

Na S√©rie ‚ÄúO Santo‚ÄĚ, o autom√≥vel detinha as placas de matr√≠cula ST 1 e fez a sua estreia no epis√≥dio A Double in Diamonds, filmado em fevereiro de 1967. Seria conduzido pela personagem principal at√© ao final da s√©rie em 1969.

Anos mais tarde, Roger Moore venderia a viatura ao ator Martin Benson, que protagonizou a personagem Mr Solo no filme de James Bond ‚ÄėGoldfinger‚Äô. Seguiram-se mais alguns propriet√°rios e, no in√≠cio dos anos 2000 o carro foi restaurado √† sua condi√ß√£o original.
Este modelo é atualmente propriedade da Volvo Cars.

UM P1800 COM MAIS DE 5 MILH√ēES DE KMS

A HIST√ďRIA DE IRV GORDON

Um outro P1800 est√° na hist√≥ria da Volvo por se ter transformado num √≠cone: o autom√≥vel vermelho de Irv Gordon, que quebrou recordes e que percorreu mais de 5 milh√Ķes de kms entre 1966 e 2018 numa dist√Ęncia superior a 127 voltas ao Mundo ou 6 idas √† Lua.

Irv Gordon comprou a sua viatura numa 6ª feira e, logo na 2ª feira seguinte, estava à porta do seu concessionário para fazer a primeira revisão. O automóvel tinha já 2.500 km percorridos.

Com um trajeto diário de 200km, uma dedicação à manutenção e uma paixão por conduzir, este professor de ciências norte-americano atingiu, em 10 anos, 800.000 kms. Em 1987, celebrou o seu primeiro milhão de milhas percorridas no Central Park, em Nova Iorque e, em 2002 celebrou em Times Square o segundo milhão, num evento que captou a atenção dos media internacionais.

Irv Gordon det√©m o recorde mundial da maior dist√Ęncia percorrida por um √ļnico propriet√°rio numa viatura n√£o comercial. Este recorde figura no Guinness Book of World Records.
O seu Volvo ainda mantém o motor e a caixa de velocidades originais.

Sobre a Volvo Cars

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje em dia é um dos construtores automóveis mais conhecidos e respeitados do mundo, comercializado viaturas em cerca de 100 países. A Volvo Cars está sob a propriedade da Zhejiang Geely Holding desde 2010.

A Volvo Cars emprega cerca de 40.000 colaboradores. A sua sede, desenvolvimento de produto, marketing e administração estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As suas unidades de produção de automóveis encontram-se em Gotemburgo (Suécia), Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu e Daqing (China), enquanto os motores são fabricados em Skövde (Suécia) e Zhangjiakou (China). As componentes de carroçaria são fabricadas em Olofström (Suécia).

A Volvo Cars pretende fornecer aos seus clientes uma Liberdade de Movimentos de uma forma pessoal, sustent√°vel e segura. Este prop√≥sito reflete-se numa s√©rie de objetivos da empresa: por exemplo, em meados desta d√©cada, a marca pretende que metade de suas vendas globais seja de autom√≥veis totalmente el√©tricos e pretende estabelecer cinco milh√Ķes de relacionamentos diretos com os consumidores. A Volvo Cars est√° tamb√©m comprometida com a redu√ß√£o cont√≠nua de sua pegada ecol√≥gica e pretende ser uma empresa de impacto ambiental neutro at√© 2040.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.