Home » Máquinas & Motores » Automóveis » O icónico Volvo P1800 comemora 60 Anos
O icónico Volvo P1800 comemora 60 Anos

O icónico Volvo P1800 comemora 60 Anos

O Volvo P1800, modelo considerado icónico na história da marca, comemora 60 anos, um desportivo de forte inspiração italiana, criado pelo designer sueco Pelle Petterson, modelo que foi protagonista de momentos muito especiais, como foi a participação na série televisiva “O SANTO”, onde era conduzido por Roger Moore.

A produção deste modelo iniciou-se em 1961, no início da produção, é público que a Volvo não tinha capacidade para o produzir o modelo de forma global, daí a sua construção ter sido subcontratado no Reino Unido, o chassis era produzido na Escócia e a montagem final realizada em Inglaterra.

Em 1963, a Volvo conseguiu transferir a montagem para Gotemburgo e, em 1969, também a produção do chassis para Olofström, na Suécia

O piso do Volvo P1800 foi baseado no modelo Volvo 121/122S. O automóvel apresentava um novo motor de 1.8-litros e 4 cilindros – o clássico motor Volvo B18 – inicialmente com 100 cv que passaria posteriormente para 108, 115 e 120 cv.

Ao longo dos anos, o 1800 foi testando várias alternativas de novos motores. No Outono de 1968, foi introduzido um novo motor de 2.0 litros, o B20, com uma potência de 118 cv. Um ano mais tarde foi apresentada uma nova versão com injeção de combustível.

Em 1971, a Volvo apresentou uma nova versão do automóvel, o 1800 ES. Este modelo tinha um design traseiro completamente novo em relação às suas versões antecessoras. O teto foi estendido e o perfil assemelhava-se ao de uma carrinha desportiva pois tinha mais capacidade de bagagem. Esta nova versão foi produzida durante dois anos em 1972 e 1973.

Em 1973 acabaria o ciclo de produção deste automóvel histórico. Em boa parte, o final da sua produção deveu-se às exigências de segurança mais rigorosas no mercado norte americano que tornariam o seu fabrico demasiado caro para as tentar cumprir.

SUCESSO MUNDIAL COM A SERIE “O SANTO”

Este modelo ganhou sucesso mundial na série televisiva “O Santo”, que causou furor na década de 60.
De cor branco pérola este 1800S, era a viatura da personagem Simon Templar protagonizada por Roger Moore.

Este automóvel foi produzido na fábrica da Volvo de Torslanda, em Gotemburgo, em novembro de 1966 e vinha equipado com rodas Mini-Lite, faróis antinevoeiro Hella e um volante de madeira Volvo.
No seu interior, este modelo ainda possui alguns detalhes da série como um termómetro no painel e um ventilador localizado no habitáculo, que servia para refrescar os atores durante as filmagens.
Moore foi mesmo o primeiro proprietário deste famoso modelo. A sua matrícula londrina, NUV 648E, foi registada a 20 de janeiro de 1967.

Na Série “O Santo”, o automóvel detinha as placas de matrícula ST 1 e fez a sua estreia no episódio A Double in Diamonds, filmado em fevereiro de 1967. Seria conduzido pela personagem principal até ao final da série em 1969.

Anos mais tarde, Roger Moore venderia a viatura ao ator Martin Benson, que protagonizou a personagem Mr Solo no filme de James Bond ‘Goldfinger’. Seguiram-se mais alguns proprietários e, no início dos anos 2000 o carro foi restaurado à sua condição original.
Este modelo é atualmente propriedade da Volvo Cars.

UM P1800 COM MAIS DE 5 MILHÕES DE KMS

A HISTÓRIA DE IRV GORDON

Um outro P1800 está na história da Volvo por se ter transformado num ícone: o automóvel vermelho de Irv Gordon, que quebrou recordes e que percorreu mais de 5 milhões de kms entre 1966 e 2018 numa distância superior a 127 voltas ao Mundo ou 6 idas à Lua.

Irv Gordon comprou a sua viatura numa 6ª feira e, logo na 2ª feira seguinte, estava à porta do seu concessionário para fazer a primeira revisão. O automóvel tinha já 2.500 km percorridos.

Com um trajeto diário de 200km, uma dedicação à manutenção e uma paixão por conduzir, este professor de ciências norte-americano atingiu, em 10 anos, 800.000 kms. Em 1987, celebrou o seu primeiro milhão de milhas percorridas no Central Park, em Nova Iorque e, em 2002 celebrou em Times Square o segundo milhão, num evento que captou a atenção dos media internacionais.

Irv Gordon detém o recorde mundial da maior distância percorrida por um único proprietário numa viatura não comercial. Este recorde figura no Guinness Book of World Records.
O seu Volvo ainda mantém o motor e a caixa de velocidades originais.

Sobre a Volvo Cars

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje em dia é um dos construtores automóveis mais conhecidos e respeitados do mundo, comercializado viaturas em cerca de 100 países. A Volvo Cars está sob a propriedade da Zhejiang Geely Holding desde 2010.

A Volvo Cars emprega cerca de 40.000 colaboradores. A sua sede, desenvolvimento de produto, marketing e administração estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As suas unidades de produção de automóveis encontram-se em Gotemburgo (Suécia), Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu e Daqing (China), enquanto os motores são fabricados em Skövde (Suécia) e Zhangjiakou (China). As componentes de carroçaria são fabricadas em Olofström (Suécia).

A Volvo Cars pretende fornecer aos seus clientes uma Liberdade de Movimentos de uma forma pessoal, sustentável e segura. Este propósito reflete-se numa série de objetivos da empresa: por exemplo, em meados desta década, a marca pretende que metade de suas vendas globais seja de automóveis totalmente elétricos e pretende estabelecer cinco milhões de relacionamentos diretos com os consumidores. A Volvo Cars está também comprometida com a redução contínua de sua pegada ecológica e pretende ser uma empresa de impacto ambiental neutro até 2040.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.