O estudo do IPAM sobre o impacto global do Festival da Eurovisão da Canção que está a ter lugar em Lisboa, confirma que a maioria dos portugueses tem intenção de assistir a este grande evento de entretenimento (68%), registando-se um potencial aumento de cerca de 20% relativamente aos 48,6% que habitualmente não perde esta iniciativa.
Para 66% dos inquiridos, o facto do Festival se realizar, pela primeira vez em Portugal, é motivo para considerarem assistir à edição deste ano, mas a maioria dos portugueses (69%) indica a vitória de Portugal em 2017 como a grande motivação para assistir à edição de 2018.
Relativamente à importância da realização do primeiro Festival da Eurovisão da Canção em Portugal, 82,1% da população inquirida indica ser positivo e muito importante a realização do Festival em Portugal, embora uma maioria de 78,4% revele estar cética quanto à possibilidade de Portugal poder vencer a competição.
O estudo identificou os indicadores que refletem o impacto positivo do evento para o país: a maioria dos inquiridos referiu a imagem de Portugal enquanto país com capacidade para organizar grandes eventos, seguindo-se a notoriedade e o aumento das receitas económicas referentes não só à organização do evento mas também ao aumento do número de turistas e de visitantes no país, durante este mês. Já a música portuguesa foi surpreendentemente considerada um indicador menos relevante por parte dos inquiridos.