Home » Economia » Infor estatística » O INE divulga uma nova base de Contas Nacionais!

O INE divulga uma nova base de Contas Nacionais!

O Instituto Nacional de Estatística divulga uma nova base de Contas Nacionais Portuguesas (CNP), que tem 2011 como ano de referência, abrangendo o período 1995 a 2011.

Com o presente destaque pretende-se facilitar a compreensão das principais alterações introduzidas, iniciando-se um processo de divulgação de informação que terá como fases seguintes a apresentação de resultados trimestrais para o período compreendido entre o 1º trimestre de 1995 e o 2º trimestre de 2014, prevista para 8 de setembro, e a divulgação de contas setoriais no final de setembro.

Com estas últimas contas serão evidenciadas as alterações na capacidade/necessidade de financiamento dos setores institucionais, nomeadamente do setor das Administrações Públicas (AP).

As revisões das CNP resultam, por um lado, das alterações metodológicas decorrentes da implementação do Sistema Europeu de Contas 2010 – SEC 2010, em comparação com o sistema anterior, o SEC 1995 e, por outro, da incorporação de nova informação estrutural, nomeadamente dos resultados dos Censos 2011, proporcionando deste modo uma representação mais fiel da realidade económica do país, constituindo uma nova âncora para a compilação regular de contas nacionais de frequência anual ou trimestral.

O SEC 2010 reviu normas, classificações e regras de contabilidade nacional aplicáveis aos Estados Membros na elaboração das contas nacionais e na transmissão de dados à Comissão Europeia (Eurostat). Essa revisão tornou-se necessária em consequência das grandes alterações que se verificaram na sociedade e na economia ao longo dos últimos vinte anos, em particular ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação, da crescente importância dos ativos intangíveis ligados à Investigação e Desenvolvimento, da propriedade intelectual de produtos e serviços e dos fenómenos associados à globalização.

Partilhe:
O Instituto Nacional de Estatística divulga uma nova base de Contas Nacionais Portuguesas (CNP), que tem 2011 como ano de referência, abrangendo o período 1995 a 2011. Com o presente destaque pretende-se facilitar a compreensão das principais alterações introduzidas, iniciando-se um processo de divulgação de informação que terá como fases seguintes a apresentação de resultados trimestrais para o período compreendido entre o 1º trimestre de 1995 e o 2º trimestre de 2014, prevista para 8 de setembro, e a divulgação de contas setoriais no final de setembro. Com estas últimas contas serão evidenciadas as alterações na capacidade/necessidade de financiamento dos…

Review Overview

User Rating: 4.75 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.