Home » Cultura » Teatro » O jardim das Cerejeiras nos Recreios da Amadora
O jardim das Cerejeiras nos Recreios da Amadora

O jardim das Cerejeiras nos Recreios da Amadora

O Teatro dos Aloés apresenta no Recreios da Amadora, “O jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchekhov, com encenação de José Peixoto, com sessões de Quarta a sábado, às 21h00 e Domingo, às 16h00.

Reservas e informações: 916648204 teatrodosaloes@sapo.pt

Sinopse | O Jardim das Cerejeiras, Teatro dos Aloés

«O Jardim das Cerejeiras é uma das peças mais paradigmáticas do Século XX. O autor da obra é o escritor russo Anton Tchekhov, um marco na história do teatro mundial. A sua escrita toca-nos profundamente porque nos faz imergir na complexidade da alma humana. Tchekhov não julga as suas personagens, trata-as antes com uma ternura infinita. Assim, já passados 100 anos da escrita desta peça, continuamos a olhar para elas e a vermo-nos ao espelho. Somos impelidos a sentir compaixão por nós próprios, pelas nossas fraquezas, pelos erros que todos os dias cometemos. Faz-nos rir e chorar, chorar e rir muitas vezes em simultâneo. Esta obra deixa-nos com vontade de mudar algo nas nossas vidas e de sermos mais felizes.

No Jardim das Cerejeiras viaja-se para o fim de um tempo, para uma época de transição do Século XIX para o Século XX., num contexto histórico no qual a Rússia sofre as consequências sociais, do impacto não muito distante, da abolição da servidão. Apresenta-nos uma propriedade rural que, sendo a figura central, não é mais do que a memória de uma aristocracia incapaz de produzir riqueza num “modus vivendi” de fantasias e sonhos, enquanto outras classes vão tomando conta de bens e destinos da sociedade. As personagens vivem as contradições de uma nova era, na qual ninguém sabe ainda qual é o seu verdadeiro lugar. Como é que uma obra sobre a Rússia do Século XIX pode estar relacionada com o Portugal do Século XXI? Esse é um dos grandes mistérios da escrita Tchekoviana e também a sua atualidade que nos envolve na humanidade universal, com a empatia que nos une e não com as diferenças que nos separam.»

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.