Home » Atualidade » Nacional » O Metropolitano de Lisboa comemora 70 anos
O Metropolitano de Lisboa comemora 70 anos

O Metropolitano de Lisboa comemora 70 anos

O Metropolitano de Lisboa assinala esta sexta-feira, 26 de janeiro, o 70.º Aniversário da sua constituição.

A 26 de janeiro de 1948 foram aprovados pelo Governo os Estatutos de uma sociedade anónima de responsabilidade limitada, denominada “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L” com sede em Lisboa, que tinha como objetivo o estudo técnico e económico, em regime de exclusivo, de um sistema de transportes coletivos fundado no aproveitamento do subsolo da cidade.

Aquela estrutura de transporte citadino, iniciou a sua atividade ao serviço da cidade de Lisboa, a 30 de Dezembro de 1959, cerca de 100 anos depois de Londres e Nova Iorque e 60 após Berlim e Paris, mas, ainda, antes de muitas outras cidades do mundo. Já na época, o Metropolitano era o meio de transporte mais rápido de passageiros e o corolário dos transportes públicos da cidade.

Atualmente, o Metropolitano de Lisboa, dispõe de uma rede composta por 4 linhas independentes, com 44,2 Km de rede e 56 estações, 6 estações de correspondência entre linhas, 21 estações de interface entre outros operadores públicos e privados de transporte, 36 estações com acesso pleno a pessoas com mobilidade reduzida, através de elevadores, escadas e/ou tapetes mecânicos. Opera nas cidades de Lisboa, Amadora e Odivelas e servindo cerca de 161,5 milhões de passageiros por ano.

De acordo com o Presidente do Metropolitano de Lisboa, Eng.º Vitor Domingues dos Santos, “a celebração dos 70 anos do Metropolitano de Lisboa, permite à cidade de Lisboa não só recordar o passado, de que muito nos orgulhamos, mas procura, sobretudo, olhar para o futuro em que confiamos”.

Assim, para assinalar os 70 anos da sua constituição, o Metropolitano de Lisboa vai realizar hoje, diversas iniciativas nas suas estações que se iniciaram às 07h com a emissão em direto da equipa das Manhãs da Rádio Comercial.

Há 70 anos o Metropolitano de Lisboa dava o seu primeiro passo, hoje a empresa quer contribuir para a divulgação do trabalho de cinco artistas portugueses que começam a dar o seu primeiro passo no palco da fama.

Em colaboração com a Associação Cultural Gerador, o Metropolitano de Lisboa convida todos os clientes a apoiarem a iniciativa “Primeiro Passo” que irá decorrer ao longo do dia:

Exposição “instagram 70” de Marta Ferreira
Das 10h de 26 até às 10h de 27 – Baixa-Chiado

Dança com Carlota Rodrigues
Das 10h às 11h – Alameda

Arte Urbana com Maria Imaginário
Das 16h a 20h – Marquês de Pombal

Cinema com projeção da curta-metragem “tocadora” de Joana Imaginário
Sessões das 15h às 19h com 5 minutos de intervalo – São Sebastião

Música com Catarina Munhá
Das 17h às 18h – Cais do Sodré

Nesta data será, também, anunciada a loja que venceu o 1.º Concurso de Montras, lançado pelo Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Metrocom, empresa detida totalmente pelo Metro e que explora os espaços comerciais existentes na rede, com o objetivo de reforçar o relacionamento entre os lojistas, os espaços comerciais e os clientes.

A participação no concurso foi totalmente digital e os clientes do Metro e o público em geral votaram nas suas montras favoritas, até ao passado dia 7 de janeiro, através do site do Metro de um QRcode, disponível nas lojas e direcionado para um microsite onde cada cliente dispunha de um máximo de 5 votos.

Com início dia 26 de janeiro, mas prolongando-se ao longo do ano, o Ciclo “Visitas para (re)viver Lisboa” marcam o aniversário do Metro através de visitas com clientes, a quem será dada a conhecer a história da empresa, a sua evolução e as obras de arte que fazem parte daquele que é considerado um dos Metros mais bonitos do mundo.

Na comemoração destas sete décadas, o Metropolitano de Lisboa vai ainda realizar uma viagem no histórico comboio ML7, entre as Estações de Santa Apolónia e o Alto dos Moinhos, à qual se seguirá uma homenagem a 160 trabalhadores que perfazem 40, 30, 20 e 10 anos ao serviço da empresa, numa iniciativa que testemunha o reconhecimento do Metropolitano pelo desempenho das suas funções.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.