Home » Municipios » O Municipio do Seixal no Pet Festival 2023
O Municipio do Seixal no Pet Festival 2023

O Municipio do Seixal no Pet Festival 2023

O Pet Festival, festival da família e dos animais de companhia, que se realiza entre 27 e 29 de janeiro, nos pavilhões 2 e 3 da FIL, no Parque das Nações, vai estar presente no Município do Seixal.

No espaço municipal será divulgado o trabalho realizado, no concelho, em prol da proteção, saúde e bem-estar animal, com destaque para a adoção responsável.

Neste festival, no qual são bem-vindos os animais de companhia, haverá exposição e concursos das várias espécies e raças de animais de companhia, espaço de interação entre os animais da quinta e o público, um espaço pedagógico com a presença de associações de apoio e defesa animal e um vasto programa de atividades.

Este ano, pela primeira vez, irá realizar-se um evento de Grooming Solidário, a favor da Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental. Para participar, os groomers podem inscrever-se em petfestival.fil.pt.

Em cada edição anual do Pet Festival participam cerca de 160 expositores, 3 mil animais em exposição e uma média de 20 mil visitantes, dos quais 4 mil se fazem acompanhar pelos seus animais de estimação.

O Pet Festival 2023 funciona das 10 às 22 horas nos dias 27 e 28 de janeiro, e das 10 às 20 horas no dia 29 de janeiro.

«A Câmara Municipal do Seixal tem realizado um intenso trabalho na área do bem-estar animal, através do Centro de Recolha de Animais de Companhia do Seixal e de outros projetos que promovem a saúde, a proteção e adoção responsável de animais de estimação», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS) é um espaço de alojamento provisório de animais, onde decorrem campanhas de vacinação antirrábica, de identificação eletrónica e também de adoção responsável. Além de receber e tratar animais abandonados ou entregues, CROACS promove a sua adoção por famílias que os recebam de braços abertos. Em 2022, foram adotados 126 animais: 85 cães e 41 gatos.

O CROACS é também responsável pela implementação da metodologia CED (capturar, esterilizar, devolver) em colónias de gatos de rua. Ou seja, identifica-se uma colónia, os animais são capturados, esterilizados e depois devolvidos ao local onde foram capturados. No ano passado, no âmbito do programa CED foram realizadas 515 esterilizações e já estão a ser monitorizadas 63 colónias de gatos.
Foi ainda instalado o primeiro abrigo de gatos de rua em Amora, destinado a uma colónia que já está a ser monitorizada.

Existem também quatro parques caninos no concelho: em Fernão Ferro, Amora, Aldeia de Paio Pires e Corroios, está em construção um outro na Torre da Marinha e já existe projeto para Santa Marta do Pinhal e Alto do Moinho.

Os donos e os seus animais de companhia têm cada vez mais espaço no município, também com eventos que lhes são destinados, como é o caso da Festa do Bem-Estar Animal, que vai já em quatro edições.

De salientar que existe já um projeto para um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal com aumento de espaço e de serviços. O equipamento, que irá situar-se em Pinhal de Frades, conta com um investimento de 1,5 milhões de euros, e terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adoção.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.