Home » Ambiente & Natureza » O Odisseia estreia Expedição ao Ártico: Um Ano no Gelo
O Odisseia estreia Expedição ao Ártico: Um Ano no Gelo

O Odisseia estreia Expedição ao Ártico: Um Ano no Gelo

O Canal Odisseia estreia em exclusivo em Portugal “Expedição ao Ártico: Um Ano no Gelo”, o relato imprescindível e alarmante do impacto das alterações climáticas na região e em todo o mundo, para ver nos sábados, 23 e 30 de outubro, às 16h00.

Após 10 anos de planificação, uma equipa internacional de 300 cientistas de 20 países embarcou no quebra-gelo alemão Polarstern para recolher os dados necessários para compreender pela primeira vez como é que esta paisagem dinâmica e enigmática regula as temperaturas e o clima em todo o planeta.

“No último ano expandimos os limites do que é possível em termos de exploração do Ártico, quebrando vários recordes. Redefinimos a paisagem para o futuro da pesquisa no Ártico. Conseguimos bastante e parece-me justo dizer que a expedição constitui, e continuará a representar por muito tempo, um patamar histórico na pesquisa polar. Voltámos com um tesouro de dados e amostras que mudarão para sempre a pesquisa do clima.”, refere Marcus Rex, cientista e líder da expedição MOSAIC.

“Expedição ao Ártico: Um Ano no gelo” é uma co-produção Odisseia e retrata o resultado da investigação desenvolvida num dos ambientes mais duros do planeta, e mais afastados da civilização do que a Estação Espacial Internacional, acompanhando durante um ano, os desafios que enfrenta a expedição MOSAiC, na sua busca de respostas no gelo marinho, no oceano e na atmosfera.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.