Home » Atualidade » Europa » O Parlamento Europeu homenageia David Sassoli
O Parlamento Europeu homenageia David Sassoli

O Parlamento Europeu homenageia David Sassoli

O Parlamento Europeu, vai homenagear David Sassoli, o Presidente do PE, que que faleceu esta terça feira (11), em Aviano, Itália. A cerimónia vai realizar-se na próxima segunda-feira, em Estrasburgo

David Sassoli que se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro, era membro do Parlamento Europeu desde 2009, eleito presidente da instituição em julho de 2019 para a primeira metade da legislatura.
,
O presidente Sassoli adotou medidas extraordinárias que permitiram ao PE desempenhar as suas funções e exercer as suas prerrogativas durante a pandemia, ao abrigo dos Tratados. Desempenhou também um papel de destaque na defesa de um orçamento de longo prazo da UE ambicioso e de um mecanismo de recuperação eficaz. Para além disso, Sassoli desempenhou um papel de liderança ao demonstrar a solidariedade do Parlamento para com os menos afortunados no início da crise pandémica, com ações de apoio nas cidades que acolhem a instituição, como a distribuição de refeições a associações de caridade e a utilização de edifícios do PE para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Determinado a retirar ensinamentos da pandemia, o presidente Sassoli lançou também um abrangente exercício de reflexão com os eurodeputados sobre como reforçar a democracia parlamentar.

Europeu dedicado, Sassoli disse no seu discurso perante o Conselho Europeu de dezembro: “Do que a Europa precisa – e precisa acima de tudo – é de um novo projeto de esperança. Penso que podemos construir esse projeto com base numa abordagem robusta, com três vertentes: uma Europa que inova; uma Europa que protege; e uma Europa que ilumina”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.