Site icon Ipressjournal

O Parlamento Europeu saúda a posse de Joe Biden

O Parlamento Europeu saúda a posse de Joe Biden

O Parlamento Europeu saudou a posse de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos, com os eurodeputados a considerarem, que esta é “uma oportunidade para a Europa reforçar os seus laços com os EUA e combater desafios comuns e ameaças ao sistema democrático”.

Charles Michel o Presidente do Conselho Europeu, dizia na intervenção de abertura do debate, que: “O dia de hoje é uma oportunidade para revigorar a nossa relação transatlântica, que sofreu bastante nos últimos quatro anos. Ao longo destes anos, o mundo tornou-se mais complexo, menos estável e menos previsível”

Já Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia na sua intervenção, que: “A Europa tem agora um amigo na Casa Branca e está pronta para um novo começo com o nosso aliado mais antigo e leal. Temos de avançar uma mudança global baseada em valores comuns”, na democracia, no combate às alterações climáticas, no combate à pandemia e na digitalização.

Referindo-se à invasão do Capitólio organizada online e ao discurso de ódio e desinformação que alastram pelas redes sociais, von der Leyen apelou à cooperação com os Estados Unidos para regular os gigantes tecnológicos. “O poder político desmedido dos gigantes da internet tem de ser controlado” e o seu comportamento tem de ser ditado por leis em vez de “decisões arbitrárias de um CEO de Silicon Valley”, acrescentou.

O debate contou com a participação de todos os grupos parlamentares, os quais, são unânimes na defesa da democacia, na necessidade de restabelecer relações de proximidade com o o governo liderado por Joe Biden, “promover uma política comum assente na ação climática e no trabalhar em conjunto para uma ordem mundial mais pacífica”.

Partilhe:
Exit mobile version