Home » Atualidade » Europa » O PE aprovou novo regulamento de emissões de CO2
O PE aprovou novo regulamento de emissões de CO2

O PE aprovou novo regulamento de emissões de CO2

O Parlamento Europeu aprovou na quarta feira, novas regras para reduzir a poluição por novos camiões, autocarros e reboques. O PE continua a adotar metas mais rigorosas de emissões de CO2.

As novas medidas já acordadas com o Conselho, reforçam os objetivos de redução das emissões de CO2 dos novo veículos pesados. O novo regulamento foi aprovado com 341 votos a favor, 268 contra e 14 abstenções.

As emissões de CO2 dos camiões de grande porte (incluindo veículos de serviço como camiões de recolha de lixo, basculantes ou betoneiras) e autocarros terão de ser reduzidas em 45 % para o período 2030-2034, em 65 % para o período 2035-2039 e 90 % a partir de 2040. Até 2030, os novos autocarros urbanos deverão reduzir as suas emissões em 90 % e, até 2035, tornar-se veículos de emissões nulas. São igualmente fixados objetivos de redução das emissões para os reboques (7,5 %) e os semirreboques (10 %), a partir de 2030.

De acordo com a proposta de lei, a Comissão deve, até 2027, analisar em pormenor a eficácia e o impacto das novas regras. Entre outros aspetos, esta revisão deverá avaliar se as regras devem ser aplicadas aos pequenos camiões, o papel de uma metodologia para o registo de veículos pesados que funcionam exclusivamente com combustíveis neutros em termos de CO2 e o papel que um fator de correção do carbono poderia ter na transição para veículos pesados de emissões nulas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.