Home » Economia » Infor estatística » O PIB nacional aumentou 1,5% no 2º trimestre de 2015

O PIB nacional aumentou 1,5% no 2º trimestre de 2015

O Produto Interno Bruto (PIB) registou em termos homólogos, um aumento de 1,5% em volume, no 2º trimestre de 2015, uma taxa de variação idêntica à observada no 1º trimestre, de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, informa esta sexta feira o INE.

O contributo positivo da procura interna aumentou no 2º trimestre, refletindo a aceleração do Investimento, sobretudo devido ao contributo da Variação de Existências, que passou de negativo no trimestre anterior para positivo e, em menor grau, do consumo privado.

A procura externa líquida registou um contributo negativo significativo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma aceleração das Importações de Bens e Serviços a um ritmo superior ao das Exportações de Bens e Serviços.

Face ao trimestre anterior, o PIB aumentou 0,4% em termos reais no 2º trimestre (variação idêntica à registada no 1º trimestre), observando-se um contributo positivo da procura interna, enquanto a procura externa líquida contribuiu negativamente.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.