Home » Atualidade » Nacional » O Prémio Nacional de Turismo 2020 anunciou vencedores
O Prémio Nacional de Turismo 2020 anunciou vencedores

O Prémio Nacional de Turismo 2020 anunciou vencedores

Foram hoje conhecidos os vencedores da 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2020), uma iniciativa do BPI e do Expresso, que celebra “a capacidade do sector turístico, na organização de viagens e férias em Portugal, de forma segura, apesar do contexto pandémico”.

O Prémio Nacional de Turismo 2020 que contou com a participação de “mais de 400 negócios, projetos e personalidades”, distingue casos de sucesso em ano de pandemia

Mário Pereira Gonçalves, histórico presidente da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares, foi homenageado com o Prémio Carreira, pelo seu contributo para o desenvolvimento e qualificação da Restauração e da Hotelaria.

Nas cinco categorias a concurso o júri decidiu reconhecer as seguintes empresas e iniciativas:

Turismo em Rede (Vencedor): Book in Xisto – Liderada pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, esta plataforma digital de comércio justo permite reservar alojamentos, restaurantes e experiências nas 27 Aldeias do Xisto.

Turismo Autêntico (Vencedor): Casa de São Lourenço – Único hotel de 5 estrelas localizado na Serra da Estrela, resulta da remodelação de uma das primeiras Pousadas de Portugal e distingue-se pela promoção e valorização do património da região. (Menção Honrosa): Grande Rota Peneda Gerês (GR50) – Com cerca de 200 km, distribuídos por 19 etapas, a GR 50 atravessa o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Turismo Sustentável (Vencedor): Projeto da Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável – Liderado pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, o projeto permitiu aos Açores tornarem-se o primeiro arquipélago no Mundo a alcançar certificação internacional de destino sustentável, por uma entidade acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.

Turismo Inteligente (Vencedor): Envision@Pestana – Programa de open innovation para colaboradores do Grupo Pestana que, entre outros projetos e iniciativas, permite a exploração de soluções, de forma colaborativa e social, para os desafios da organização. (Menção Honrosa): Smart Resort – ferramenta de business intelligence para apoio à gestão dos empreendimentos turísticos de Vale do Lobo, Dunas Douradas e Vale do Garrão.

Turismo de Confiança (Vencedor): Selo “Clean & Safe” – Criado pelo Turismo de Portugal para dar resposta aos desafios sanitários da pandemia, o selo “Clean & Safe” distingue as empresas do setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus.

Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI, destacou que “o Prémio Nacional de Turismo está consolidado como o grande evento de celebração da resiliência e da capacidade de inovação num sector que tem sido e continuará a ser um dos eixos de crescimento do país. Apesar dos desafios colocados pela pandemia, os operadores turísticos continuam apostados em promover um turismo autêntico e sustentável e em investir na transformação digital. E podem contar com o apoio do BPI no financiamento de todos os bons projetos e na promoção de um turismo inteligente e sustentável”.

A iniciativa do BPI e do semanário Expresso contou com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio da Deloitte, como knowledge partner.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.