Home » Sociedade » Cidadania » O projeto Embrulha pode reduzir o desperdício alimentar
O projeto Embrulha pode reduzir o desperdício alimentar
O projeto Embrulha pode reduzir o desperdício alimentar

O projeto Embrulha pode reduzir o desperdício alimentar

O projeto Embrulha pode reduzir o desperdício alimentar em mais de duas toneladas/ano, uma iniciativa da LIPOR e do Município do Porto, que foi direcionado aos restaurantes do município e clientes, com o intuito de reduzir a fração alimentar nos resíduos urbanos, produzidos no município.

Com o Embrulha. pretendeu-se analisar se este seria uma solução aceitável e ambientalmente sustentável, para reduzir o desperdício de alimentos no sector da restauração do Porto, integrado na estratégia do projeto Dose Certa da LIPOR. O estudo contou também com o apoio de um grupo de estudantes de mestrado da Universidade de Wageningen (Holanda).

Durante uma semana os estudantes distribuíram 102 embalagens ecológicas para as sobras alimentares dos clientes de 15 restaurantes da cidade do Porto. Com o envolvimento de funcionários e clientes evitou-se que 30 kg de alimentos fossem parar ao caixote do lixo e que se evitassem 4,91 kg de emissões de CO2 equivalente.

O estudo mostrou ainda que a disponibilização e divulgação de uma embalagem gratuita para as sobras alimentares é bem aceite pela maioria dos proprietários dos restaurantes e dos seus clientes, respetivamente, 85% e 90%.

Disponibilizar embalagens para as sobras alimentares e informar os clientes desta opção é uma forma simples de reduzir o desperdício de alimentos. Quem não come tudo…. Embrulha.

Sobre o Projeto Dose Certa

Integrado na política de prevenção da LIPOR, que tem subjacente uma questão fundamental, que diz respeito à redução da produção de resíduos na fonte potenciada por mudança de mentalidade, surge o Dose Certa.

O Dose Certa é um projeto gratuito e voluntário, direcionado para o cidadão e para os estabelecimentos de restauração que pretendam:

• Reduzir a produção de resíduos alimentares;
• Aplicar e promover uma alimentação equilibrada, em parceria com a Associação Portuguesa de Nutricionistas;
• Sensibilizar e consciencializar a população para uma mudança de comportamentos;
• Promover boas práticas relacionadas com o Consumo Sustentável.

Para uma alimentação equilibrada e que não gere desperdícios ou resíduos… basta mudar de atitude!

Partilhe:

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.